Famoso empresário sírio é morto em ataque israelense, dizem fontes

(Reuters) - O famoso empresário sírio pró-regime Baraa Katerji foi morto em um ataque israelense próximo da fronteira do Líbano com a Síria nesta segunda-feira, relataram três fontes de segurança à Reuters.

Não houve resposta imediata de Israel sobre o ataque.

Katerji é parte de um pequeno grupo de empresários próximos da família Assad que passou a ganhar proeminência durante a guerra civil da Síria, iniciada em 2011, depois que o governo do presidente Bashar al-Assad passou a reprimir protestos populares.

Em conjunto com o seu irmão Hussam, Katerji construiu um império empresarial com base nos setores de petróleo, logística, transporte e construção civil.

Os irmãos e suas empresas estão sob sanções dos Estados Unidos, incluindo por “facilitar o envio de petróleo e financiamento para o regime da Síria”, de acordo com o Tesouro dos Estados Unidos.

Israel vem realizando ataques aéreos quase diários na Síria e no vizinho Líbano desde um ataque do Hamas realizado em 7 de outubro que atingiu as comunidades fronteiriças israelenses e na operação militar subsequente em Gaza.

Outros grupos alinhados ao Irã incluem o libanês Hezbollah e as milícias xiitas na Síria e no Iraque que dispararam contra Israel logo após 7 de outubro, no que eles classificaram como “um front de apoio” para tirar o foco israelense de Gaza.

(Por Kinda Makieh, Laila Bassam e Timour Azhari)

Deixe seu comentário

Só para assinantes