Para norte-americanos, imigração é maior problema para Trump resolver, diz pesquisa Reuters/Ipsos

Por Jason Lange

WASHINGTON (Reuters) - Os norte-americanos veem a imigração como o problema mais urgente para o presidente-eleito, Donald Trump, resolver no novo mandato, e uma grande maioria acredita que ele fará deportações em massa de pessoas que vivem ilegalmente nos Estados Unidos, mostrou uma pesquisa Reuters/Ipsos finalizada nesta quinta-feira.

Mas os entrevistados da sondagem, que teve dois dias de campo e foi conduzida horas após o republicano obter a vitória nas eleições, estavam divididos sobre seu plano de expulsar um grande número de pessoas do território.

Perguntados sobre qual deveria ser a prioridade de Trump nos primeiros 100 dias de governo, 25% dos entrevistados disseram que era a imigração, tema muito mais mencionado do que qualquer outro.

Um total de 14% afirmou que ele deveria se concentrar na desigualdade de renda, enquanto 12% responderam que impostos deveriam ser a prioridade. Fatias menores citaram saúde, segurança, emprego e meio ambiente.

Cerca de 82% dos entrevistados disseram que Trump provavelmente vai ordenar a deportação em massa de pessoas, e essa opinião traz porcentagens similares entre os democratas e republicanos. Muitos disseram estar preocupados com a medida, incluindo 82% dos democratas e 40% dos republicanos. Cerca de nove entre dez republicanos disseram não estar preocupados com a possibilidade de o presidente-eleito ordenar deportações em massa.

Durante a campanha, Trump prometeu realizar uma repressão massiva à imigração, incluindo a promessa de deportar números recordes de imigrantes, em operação que o vice-presidente-eleito, JD Vance, calcula que possa tirar 1 milhão de pessoas do país por ano.

Trump repetidamente chamou a atenção para crimes supostamente cometidos por imigrantes ilegais, embora muitos estudos demonstrem que eles não cometem mais crimes do que os norte-americanos nativos.

Nesta quinta-feira, o republicano disse em uma entrevista à NBC News que cumprirá a promessa de realizar deportações em massa, independentemente do custo, dizendo: "Não é uma questão de preço. Não é. Sério, não temos escolha”.    Os norte-americanos se mostram divididos sobre a possível mecânica das deportações, como por exemplo se devem ser criados campos de detenção.

Continua após a publicidade

Um total de 58% dos republicanos, contra 15% dos democratas, concordaram que imigrantes ilegais devem ser "presos e colocados em campos de detenção, à espera de audiências de deportação". A oposição a essa medida atrai 75% dos democratas e 31% dos republicanos.

Trump planeja usar um estatuto de 1798 para deportar rapidamente supostos membros de gangues, uma ação que deve acabar no Judiciário.

A pesquisa Reuters/Ipsos poll foi realizada online e entrevistou 1.471 adultos em todo o país. Os resultados possuem margem de erro de 3 pontos percentuais para a amostragem toda e de cinco pontos percentuais para os recortes de republicanos e democratas.

(Reportagem de Jason Lange; reportagem adicional de Ted Hesson)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.