FBI investiga visitas do suspeito de ataque em Nova Orleans ao Egito e ao Canadá
Por Kanishka Singh
(Reuters) - O FBI está investigando as visitas anteriores ao Egito e ao Canadá do suspeito do atentado do dia de Ano Novo em Nova Orleans, que matou 14 pessoas depois que um caminhão foi jogado contra uma multidão de pessoas, disse uma autoridade do FBI a repórteres neste domingo.
Shamsud-Din Jabbar, um veterano do Exército dos EUA de 42 anos que havia jurado lealdade ao grupo extremista Estado Islâmico, é o suspeito do ataque e o FBI afirma que ele agiu sozinho. Ele foi morto em um tiroteio com a polícia após o tumulto, que também feriu dezenas de pessoas e foi classificado pelo FBI como um ato de terrorismo.
"Também rastreamos que Jabbar viajou para o Cairo, no Egito, de 22 de junho a 3 de julho de 2023. Alguns dias depois, ele voou para Ontário, no Canadá, em 10 de julho, e retornou aos EUA em 13 de julho de 2023", disse Lyonel Myrthil, agente especial do FBI encarregado do escritório de campo de Nova Orleans, em uma coletiva de imprensa.
"Nossos agentes estão obtendo respostas sobre onde ele foi, com quem se encontrou e como essas viagens podem ou não estar relacionadas às suas ações em nossa cidade de Nova Orleans", acrescentou.
O FBI também disse que Jabbar fez pelo menos duas viagens a Nova Orleans nos meses anteriores ao ataque, uma em outubro e outra em novembro.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.