Conteúdo publicado há 2 meses

Juiz ordena que Trump retome financiamentos para programas de ajuda externa

Um juiz federal ordenou que o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, restabeleça o financiamento para centenas de contratados de ajuda externa que argumentaram que foram afetados negativamente por um congelamento geral de 90 dias, segundo um processo judicial divulgado na quinta-feira.

A ordem impede temporariamente que o governo Trump cancele contratos e concessões de ajuda externa que estavam em vigor antes de Trump assumir o cargo em 20 de janeiro.

Foi a primeira decisão desse tipo a reverter o congelamento de financiamento de Trump para a assistência externa. A decisão foi tomada em uma ação judicial movida por duas organizações de saúde que recebem financiamento dos EUA para programas no exterior.

Trump tenta desmantelar agências governamentais, incluindo a Usaid (Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional), ao embarcar em uma remodelação maciça do governo e encarregou seu aliado bilionário Elon Musk de cortar custos.

O objetivo declarado da suspensão de toda a ajuda externa foi oferecer a oportunidade de analisar os programas quanto à sua eficiência e consistência com as prioridades, escreveu o juiz Amir Ali em um processo na Corte Distrital dos EUA para o Distrito de Columbia.

Ele acrescentou: "Pelo menos até o momento, os demandados não ofereceram nenhuma explicação de por que uma suspensão geral de toda a ajuda externa... foi um precursor racional para a revisão de programas".

Trump também ordenou que as agências se preparem para cortes abrangentes de empregos, e várias já começaram a demitir funcionários recém-contratados que não têm segurança total no emprego.

O republicano demitiu e afastou centenas de funcionários públicos e altos funcionários de agências em suas primeiras medidas para reduzir a burocracia e instalar representantes mais leais.

31 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Aldo Batista dos Santos

Tem que cortar mesmo. Se o Juiz quiser governar que concorra

Denunciar

Teobaldo Alberto Wilsmann

Trump só é bom quando ajuda né? Trump ra certíssimo,  tem que cortar toda ajuda aos órgãos corruptos

Denunciar

Eduardo Cesar Lopes

Boa tarde se o Brasil fizesse parecido um pente fino tanto na união, Legislativo, Judiciário, assim como em Autarquias, ONGs, empresas Estatais, nos Estados e Municípios, tenho até receio do que pode aparecer, porém acredito pelo menos uns 30% desperdiçados e a fundo perdido deve ter, isto seria suficiente pra equalizar o problema de endividamento e abrir espaço pra redução da carga tributária. Sendo realista a chance disto acontecer é menor do que a minha ganhar na Mega Sena. Até mais

Denunciar