Estados Unidos são os maiores produtores de lixo doméstico do mundo
Primeira potência mundial e maior produtor mundial de lixo doméstico. Os Estados Unidos são o país que produz a maior quantidade de resíduos per capita do planeta entre as nações desenvolvidas. Além disso, é um dos que menos recicla. A informação é do relatório da consultoria britânica Verisk Maplecroft, publicado nesta quarta-feira (3).
Como lixo doméstico os especialistas consideram todos os resíduos sólidos, ou seja, alimentos descartados, plásticos e dejetos diversos, que são coletados pelos municípios. Por este critério, o mundo gera uma média de 2,1 bilhões de toneladas de detritos por ano, o suficiente para encher mais de 820.000 piscinas olímpicas. Apenas 16% do total é reciclado, de acordo com o relatório.
Os habitantes e os comerciantes americanos são de longe os que produzem mais detritos por pessoa entre os países mais ricos: em média 773 quilos por ano, mais de três vezes mais que a média mundial e sete vezes mais que os etíopes.
A Etiópia, um dos países mais pobres do mundo, é o que produz menos lixo.
Reciclagem
Segundo o documento, a primeira economia do mundo não tem a capacidade de seleção para absorver todo o lixo doméstico que produz, o que representa uma ameaça ao meio ambiente. A reciclagem nos Estados Unidos é uma das piores entre os países desenvolvidos, com apenas 35% de coleta seletiva. O país está muito atrás da Alemanha, a campeã mundial, que recicla 68% de seus detritos. Ele perde apenas para a Espanha no grupo das 20 nações que mais reciclam.
O relatório adverte que a decisão súbita da China, em 2018, de parar de aceitar resíduos plásticos do resto do mundo, seguida por outros países do Sudeste Asiático, pode complicar ainda mais a situação de grandes produtores de resíduos. Alguns países decidiram proibir produtos plásticos, sejam eles sacos ou descartáveis. No entanto, a produção mundial de plásticos cresceu em 2018, impulsionada pela Ásia e pelos Estados Unidos, segundo a federação PlasticsEurope.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.