Topo

Esse conteúdo é antigo

Louvre reabre com precauções para prevenir contágios do coronavírus

Reabertura do museu mais visitado do mundo acontece hoje - Getty Images
Reabertura do museu mais visitado do mundo acontece hoje Imagem: Getty Images

06/07/2020 07h10

O Louvre, o maior e mais visitado museu do mundo, volta a abrir suas portas hoje em Paris, com todas as precauções para prevenir o contágio do coronavírus e sem a avalanche habitual de turistas nesta época do ano.

A partir de hoje, 70% desse museu público, cerca de 45.000 m2, estarão abertos ao público.

A crise do coronavírus resultou em "mais de 40 milhões de euros em perdas" para o Louvre, anunciou o presidente da instituição Jean-Luc Martínez.

"Perdemos 80% de nosso público - 75% de nossos visitantes são estrangeiros. Teremos no máximo entre 20% e 30% de nosso público do verão de 2019, entre 4.000 e 10.000 visitantes diários", disse Jean-Luc Martínez à imprensa.

"É uma oportunidade inesperada para se visitar o Louvre de uma maneira diferente em julho, agosto e setembro, pois geralmente, em média, temos cerca de 800 mil a um milhão de visitantes por mês, a maioria vinda dos Estados Unidos, China e Brasil", declarou o presidente do Louvre à RFI.

Reservas obrigatórias pela internet

Neste verão, não se repetirão cenas como as do ano passado, nas quais muitas pessoas foram impedidas de entrar.

As reservas de horário para as visitas abriram em 15 de junho pela internet e é praticamente a única forma de entrar no museu, embora também seja permitido tentar no próprio estabelecimento, se houver vagas de horários livres. Em 24 de junho, o mais recente dado fornecido, havia 12.000 reservas, principalmente para julho.