Topo

Esse conteúdo é antigo

França amplia campanha de vacinação contra covid a todos os adultos, sem restrições

Street Artists Depict Murals With Face Masks paris frança covid - Getty Images
Street Artists Depict Murals With Face Masks paris frança covid Imagem: Getty Images

Da RFI

31/05/2021 07h38Atualizada em 31/05/2021 08h40

Uma nova etapa crucial da campanha de vacinação contra a covid-19 começa nesta segunda-feira (31) na França. Todos os adultos, independentemente de idade, profissão ou fatores de risco, poderão se vacinar a partir de agora. Até ontem, 10.777.150 pessoas (16,1% da população) tinham sido completamente vacinadas, isto é, receberam duas doses da vacina.

A ampliação irá com certeza acelerar ainda mais a campanha de vacinação contra a covid-19 na França. Há algumas semanas, o governo tomou várias medidas aumentar o ritmo de imunização no país.

Em meados de maio, os adultos sem fatores de risco já eram autorizados a receber uma primeira injeção, mas somente se houvesse horários disponíveis e doses sobrando nos centros de vacinação.

A decisão, que visava evitar o desperdício de vacinas, foi um sucesso. A plataforma francesa de agendamento de consultas online Doctolib ficou saturada. Conseguir um horário disponível para se vacinar nas grandes cidades passou a ser quase impossível e muitas pessoas não hesitaram em percorrer dezenas de quilômetros para receber a "preciosa" injeção em outras localidades.

Ampliação da vacinação antecipada em 15 dias

O anúncio e o voto na Assembleia Nacional francesa do "passe sanitário", que facilita a circulação de pessoas vacinadas, com certeza acelerou a busca pelo imunizante entre os adultos de 18 a 54 anos. A ampliação da vacinação a todos os adultos foi inclusive antecipada em 15 dias para atender a demanda. Mas os candidatos deverão ainda ter paciência, pois os horários disponíveis estão sendo ampliados aos poucos, previne o governo.

Essa nova etapa é considerada crucial para evitar uma retomada da pandemia na França. O número de casos no país não para de cair e nos últimos dias gira em torno de 10 mil contaminações diárias.

Segundo o ministério da Saúde, desde o início da vacinação, em 27 de dezembro de 2020, e até este domingo, 36.208.507 injeções foram aplicadas no país, o que representa cerca de 54% da população. Mais de 25.431.000 pessoas receberam apenas uma primeira dose e 10.777.150 de franceses já foram completamente imunizados.

O governo teme que, apesar da abertura da campanha a todos os adultos, a vacinação atinja um limite devido às reticências de parte da população com os eventuais efeitos colaterais das vacinas.