Governo japonês quer incentivar jovens a beberem mais álcool para aumentar renda do setor
"Queremos ideias para estimular os jovens a beberem mais álcool". Este é o objetivo do governo japonês para enfrentar a queda nas vendas de bebidas alcoólicas e na receita gerada pelo setor nos últimos anos.
A insólita campanha batizada de "Sake Viva!" faz um chamado à população de 20 a 39 anos para que enviem ideias que ajudem a recuperar a popularidade de bebidas japonesas, como o saquê, além de whisky, vinho e cerveja.
A campanha, que é realizada por uma agência de publicidade local em nome da Receita Federal japonesa, começou em julho passado e foi recebida com ambivalência, já que nos últimos anos o próprio governo japonês pediu moderação no consumo de álcool por motivos de saúde.
A geração mais jovem bebe menos álcool, uma tendência que atingiu em cheio a arrecadação de impostos sobre bebidas como o saquê, e os fabricantes japoneses estão sofrendo com o declínio acentuado nas vendas. Assim, a Receita Federal japonesa decidiu lançar a campanha nacional para reverter essa tendência.
"O mercado nacional de bebidas alcoólicas está encolhendo devido a mudanças demográficas, como o declínio da taxa de natalidade e envelhecimento da população, além de mudanças no estilo de vida devido ao impacto da Covid-19", diz o site da instituição. Esta campanha, acrescenta, busca "atrair a geração mais jovem... e revitalizar a indústria".
Consumo em queda
Por outro lado, o consumo de álcool caiu durante a pandemia da Covid-19 devido ao fechamento contínuo de bares e restaurantes.
De acordo com fontes do setor, no ano fiscal de 2020, a arrecadação de impostos no Japão pelas vendas de bebidas alcoólicas caiu 13% em relação a 2016.
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