Japonês fica bêbado e perde HD com dados sigilosos de 465 mil pessoas
Um japonês de aproximadamente 40 anos ficou bêbado durante um jantar e acabou perdendo um HD com dados sigilosos de mais de 465 mil habitantes da cidade de Amagasaki, a noroeste de Osaka.
O homem, que não teve o nome divulgado, é funcionário de uma empresa encarregada de fornecer benefícios a famílias isentas de impostos, disse o comunicado do governo da cidade. O HD também continha informações confidenciais, incluindo detalhes fiscais, nomes e números de contas bancárias, além de informações sobre famílias que recebiam auxílios estatais, como pagamentos de creches.
Segundo a TV estatal NHK, o homem foi a um restaurante em posse do HD. Ele acabou ficando bêbado e adormeceu na rua. Quando acordou, percebeu que a bolsa onde guardava o objeto havia desaparecido.
De acordo com a prefeitura da cidade, o HD é criptografado e não há notícias de nenhum vazamento até o momento. Apesar disso, o prefeito e outras autoridades de Amagasaki se desculparam com a população durante uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (23).
Eles afirmaram que, embora o funcionário tenha sido autorizado a acessar os dados, ele não recebeu permissão para transferi-los para um dispositivo eletrônico separado.
O comunicado da prefeitura também criticou o funcionário por não ter apagado os dados do pendrive após concluir seu trabalho na prefeitura e por carregá-lo pessoalmente em vez de usar um meio de transporte mais seguro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.