Topo

Esse conteúdo é antigo

Japonês fica bêbado e perde HD com dados sigilosos de 465 mil pessoas

O castelo de Amagasaki, um dos principais pontos turísticos da cidade japonesa - Reprodução/ Google
O castelo de Amagasaki, um dos principais pontos turísticos da cidade japonesa Imagem: Reprodução/ Google

Do UOL, no Rio

26/06/2022 09h58

Um japonês de aproximadamente 40 anos ficou bêbado durante um jantar e acabou perdendo um HD com dados sigilosos de mais de 465 mil habitantes da cidade de Amagasaki, a noroeste de Osaka.

O homem, que não teve o nome divulgado, é funcionário de uma empresa encarregada de fornecer benefícios a famílias isentas de impostos, disse o comunicado do governo da cidade. O HD também continha informações confidenciais, incluindo detalhes fiscais, nomes e números de contas bancárias, além de informações sobre famílias que recebiam auxílios estatais, como pagamentos de creches.

Segundo a TV estatal NHK, o homem foi a um restaurante em posse do HD. Ele acabou ficando bêbado e adormeceu na rua. Quando acordou, percebeu que a bolsa onde guardava o objeto havia desaparecido.

De acordo com a prefeitura da cidade, o HD é criptografado e não há notícias de nenhum vazamento até o momento. Apesar disso, o prefeito e outras autoridades de Amagasaki se desculparam com a população durante uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (23).

Eles afirmaram que, embora o funcionário tenha sido autorizado a acessar os dados, ele não recebeu permissão para transferi-los para um dispositivo eletrônico separado.

O comunicado da prefeitura também criticou o funcionário por não ter apagado os dados do pendrive após concluir seu trabalho na prefeitura e por carregá-lo pessoalmente em vez de usar um meio de transporte mais seguro.