Espanha renasce e quarto título na Eurocopa inflama redes sociais

A Espanha está de volta ao topo da Europa e fez história no Campeonato Europeu da UEFA ao se tornar a primeira nação a conquistar o quarto título continental, no domingo (14), em Berlim. Post e vídeos dos campeões estão em alta nas redes sociais. Os jogadores voltam nesta segunda-feira (15) à Espanha e devem ser recebidos com festa e muito euforia nas ruas do país.

No final de uma campanha magistral em que dominou os acontecimentos, a Roja renasceu com uma vitória por 2 a 1 na final da Euro 2024, contra uma equipe inglesa cujo sonho do título foi mais uma vez frustrado e segue sem um troféu após 58 anos de espera.

Em um estádio olímpico com dois terços de torcedores ingleses, a maldição continuou para a seleção dos Três Leões, que busca um título desde a Copa do Mundo de 1966 em casa. Os ingleses achavam que poderiam finalmente levar a taça, mas, assim como a anfitriã Alemanha nas quartas de final (2 a 1 na prorrogação) e a França nas semifinais (2 a 1), caíram diante de uma seleção espanhola confiante em seu jogo e em sua força coletiva.

Em um torneio criticado pela ausência de brilho, La Roja foi a única equipe a dar um show, aproveitando seu potencial de ataque. A Inglaterra pagou o preço em uma final em que também não atingiu nenhum nível técnico, mas confirmou a superioridade da Espanha.

 

Festa e polêmica nas redes sociais 

As redes estão 'enlouquecidas' com Cucurella, o zagueiro da Roja. Um vídeo do jogador espanhol no TikTok, cantando na festa da vitória em um restaurante depois de levantar o troféu, está em alta na internete na manhã desta segunda-feira.

Em um post considerado polêmico da página oficial do Barcelona FC na rede X, o clube parabenizou seus jogadores (Yamal, Ferran, Pedri e Fermín) pela conquista da Eurocopa, mas não diretamente a equipe nacional. Esse tweet está se tornando viral, com muitos torcedores criticando o fato de não haver uma única menção à seleção espanhola.

Continua após a publicidade

 

 

Segundo o diário esportivo espanhol AS, a presidente da Comunidade de Madri, Isabel Díaz Ayuso, e o prefeito de Madri, José Luis Martínez-Almeida, comemoraram a quarta vitória da Espanha no Campeonato Europeu, no domingo à noite em Berlim.

"Imparável, impecável, pronta para ganhar tudo. Viva a Espanha", escreveu a presidente da Comunidade de Madri em suas redes sociais.

Por sua vez, o prefeito de Madri comentou sobre a "epopeia" da seleção nacional, destacando que ela havia feito "história" ao ser a primeira equipe a ganhar o troféu continental em quatro ocasiões.

Continua após a publicidade

"Vocês são uma fonte de orgulho para toda a Espanha, obrigado por realizarem um sonho", acrescentou. 

Os heróis do jogo

O herói da partida foi Mikel Oyarzabal, que entrou no segundo tempo e marcou o gol da vitória aos 86 minutos. Com as duas equipes empatadas após Nico Williams ter aberto o placar (47º) e depois do gol de Cole Palmer (74º), o jogador da Real Sociedad classificou a sua equipe.

Depois que o prodígio Lamine Yamal se tornou o mais jovem artilheiro da competição, com 16 anos e 362 dias, na semifinal, a Roja encontrou outro salvador para ajudá-la a vencer o quarto Euro, depois de 1964, 2008 e 2012.

"Ainda não nos demos conta do que fizemos. Vamos voltar para a Espanha amanhã (segunda-feira) e poderemos viver essa experiência com os torcedores e com o amor e o carinho que eles nos deram. Acho que fizemos história", disse Nico Williams. A seleção deve ser recebida com festa e muito euforia nas ruas do país.

"É o melhor presente de aniversário que eu poderia ter sonhado", disse Lamine Yamal, que completou 17 anos no sábado.

Continua após a publicidade

 

 

Mérito é todo do técnico Luis de la Fuente

Os espanhóis creditam o mérito todo ao técnico Luis de la Fuente, que substituiu Luis Enrique após a decepcionante vitória nos pênaltis sobre o Marrocos nas oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2002. Esse sucesso não foi um acaso para uma equipe que já havia vencido a Liga das Nações em 2023 com seu novo técnico, usando mais ou menos os mesmos métodos.

Por outro lado, a Inglaterra terá de esperar um pouco mais para se livrarem do rótulo de eternos perdedores que os acompanha. Semifinalista da Copa do Mundo da FIFA 2018, finalista da Euro-2021 e uma derrota apertada por 2 a 1 para os Bleus (seleção francesa) nas quartas de final da Copa do Mundo da FIFA 2022, a Inglaterra mais uma vez perdeu a partida.

"É difícil pensar nisso depois de uma derrota como essa. Preciso discutir isso com algumas pessoas importantes nos bastidores primeiro", disse o técnico inglês quando perguntado sobre seu futuro após o jogo.

Continua após a publicidade

(Com informações da AFP)

Deixe seu comentário

Só para assinantes