Bolha de calor: o que é fenômeno da 'tampa de panela' que faz Brasil ferver

Uma bolha ou domo de calor atinge vários estados do Brasil, causando elevação nas temperaturas. O efeito deve se intensificar em algumas regiões, que podem marcar temperaturas acima dos 40°C, especialmente Norte, Centro-Oeste e parte do Sudeste, de acordo com o site de meteorologia Metsul.

O que é bolha de calor

Há muitos nomes para o mesmo fenômeno, explica o meteorologista Fábio Gonçalvez, do Departamento de Ciências Atmosféricas da USP (IAG/USP). Ele pode ser chamado de bolha, onda ou ainda domo de calor.

A cúpula ou domo é a intensificação da alta pressão que favorece o bloqueio atmosférico. Esse efeito causa o bloqueio atmosférico, impedindo a subida do ar polar.
Fábio Gonçalvez, meteorologista

Uma cúpula de calor se forma quando uma área de alta pressão permanece sobre uma região por dias ou semanas. Isso aprisiona o ar quente abaixo, funcionando como uma tampa de panela. A atual bolha de calor tem seu centro entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil.

Massas de ar quente se expandem verticalmente, criando uma cúpula de alta pressão. Essa cúpula desvia sistemas meteorológicos, como frentes frias, ao seu redor. Quando o sistema de alta pressão se instala, o ar abaixo aquece a atmosfera e dissipa a cobertura de nuvens.

O alto ângulo do sol no verão, combinado com céu claro ou poucas nuvens, aquece ainda mais o solo, de acordo com o site de meteorologia Metsul.

Queimadas em alta

As queimadas e mudanças climáticas também estão ligadas à onda de calor. O clima muito seco e quente segue causando incêndios tanto em áreas urbanas quanto rurais.

Nos próximos dias, o risco de queimadas será elevado a extremo até sexta, segundo a Metsul. As regiões mais vulneráveis a esse risco incluem grande parte do Sudeste, Centro-Oeste e uma parte do Norte do país.

Continua após a publicidade

Previsões

Região Norte

O calor extremo continuará, principalmente no sul da Amazônia, com máximas elevadas nos próximos dias.

Região Centro-Oeste

O calor intenso continuará dominando a região, com temperaturas de 40ºC a 42ºC em Mato Grosso e de 37ºC a 40ºC em Mato Grosso do Sul. Uma frente fria no fim de semana trará alívio em algumas áreas.

Região Sudeste

O calor continuará até sexta-feira, com máximas entre 35ºC e 38ºC no oeste, noroeste e norte paulista. No fim da semana, uma frente fria trará alívio.

Deixe seu comentário

Só para assinantes