França: nível do rio Gave de Pau sobe e inunda gruta do Santuário de Lourdes

A cheia do rio Gave de Pau, que atravessa Lourdes, no sudoeste do país, levou ao fechamento da gruta do Santuário da cidade, que ficou inundada nesta sexta-feira (6), por volta das 2h da madrugada. O local recebe mais de três milhões de visitantes todos os anos.

De acordo com David Torchala, diretor de comunicação do santuário, "a água subiu muito rapidamente na noite passada", mas "não houve feridos". A Capela das Luzes também ficou inundada à noite e os danos "ainda não podem ser estimados". 

O restante do santuário ainda está aberto ao público e os peregrinos estão presentes, mas as celebrações que aconteceriam na gruta foram transferidas paras outros locais."A água está baixando agora", disse o representante do santuário.

Em um comunicado, a prefeitura de Lourdes anunciou na manhã deste sábado, que o rio Gave de Pau tinha atingido "um nível muito alto" antes de registrar um "declínio".   

A região francesa dos Altos Pirineus teve "muitas inundações", segundo outro comunicado divulgado pela  Secretaria de Segurança Pública. O aumento do nível das águas do rio "levou a danos materiais significativos que ainda serão avaliados".   

Mais de 70 pessoas podem ter ficado presas ou bloqueadas por conta das enchentes, e já foram retiradas pelos bombeiros, informou o órgão.

Túnel permanecerá fechado

O túnel Aragnouet-Bielsan, que liga a França à Espanha, também "permanecerá fechado ao tráfego por tempo indeterminado" devido a um "deslizamento de terra" no lado espanhol, acrescentou a Secretaria de Segurança Pública.   

Continua após a publicidade

Cerca de 30 pessoas foram resgatadas em prédios pelos serviços de emergência e 500 estão sem eletricidade no sul da região. "O objetivo é restabelecer o abastecimento ao setor o mais tardar no início da noite",de acordo com a Secretaria de Segurança Pública.

O órgão informou que "o centro operacional da região, além dos serviços do Estado permanecem totalmente mobilizados até a retirada de toda a população afetada pelas enchentes e a reabertura da rede".  

A região dos Altos Pirineus permanecerá em alerta "laranja" para risco de enchente, o segundo antes do vermelo, que é o mais grave.

Com informações da AFP

Deixe seu comentário

Só para assinantes