Berlim condena atentado terrorista na Turquia que matou ao menos quatro pessoas

Berlim condenou o atentado terrorista que atingiu nesta quarta-feira (23) a sede das indústrias militares de defesa turcas, perto de Ancara, deixando pelo menos quatro mortos e 14 feridos, segundo as autoridades locais. A operação não foi reivindicada até o momento. 

 "A nossa solidariedade vai para a Turquia, os nossos pensamentos vão para as famílias das vítimas", disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores alemão, citado num comunicado de imprensa.

Segundo o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, "o ataque odioso" resultou em "quatro mártires e 14 feridos", anunciou o chefe de estado que está em Kazan, na Rússia, para um encontro bilateral, às margens da cúpula do Brics, com seu homólogo russo, Vladimir Putin, que expressou suas condolências.

O ministro do Interior da Turquia, Ali Yerlikaya, também revisou seu relatório inicial de "três mártires", confirmando os quatro mortos e esclarecendo que "três dos feridos continuam em estado crítico".

"Dois terroristas foram neutralizados", acrescentou ele, sem especificar se foram presos ou mortos, nem se havia outros agressores.

A rede de televisão privada turca NTV também mencionou tiros após a explosão que ocorreu por volta das 16h locais. A operação não foi reivindicada até o momento.

Segundo as imagens exibidas, uma grande nuvem de fumaça branca se levantava em frente à entrada do local, que fica a cerca de 40 quilômetros da capital.

Segundo a rede de televisão Habertürk, que menciona "reféns" sem fornecer mais detalhes, o ataque ainda estaria em andamento.

Um importante salão de indústrias de defesa e aeroespaciais acontece esta semana em Istambul, onde também esteve o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia.

Continua após a publicidade

O setor de defesa, que inclui os famosos drones Bayraktar, representou quase 80% das receitas de exportação do país, totalizando 10,2 bilhões de dólares para o ano de 2023.

(RFI com AFP)

Deixe seu comentário

Só para assinantes