Topo

Veja como fazer doações às vítimas das chuvas no Sudeste

Do UOL, em São Paulo

11/01/2012 20h00Atualizada em 16/01/2012 21h08

As chuvas que atingem principalmente a região Sudeste do Brasil já afetaram milhões de pessoas em 2012. As defesas civis e ONGs disponibilizam informações para quem está interessado em doar mantimentos e ajuda em dinheiro às vítimas.

No Rio de Janeiro, as regiões mais afetadas são as norte e noroeste, mas a cidade de Sapucaia, no centro do Estado, é a que registra o maior número de mortes ocasionadas por deslizamentos.

A Prefeitura de Sapucaia está arrecadando donativos para montar kits e entregar aos desabrigados: os itens que podem ser doados são água potável, alimentos não perecíveis, material para higiene pessoal, material de limpeza e leite em caixa ou em pó. Para fazer doações, o interessado deve dirija-se à Casa de Cultura, na rua Fernando Mauro Jannotti Silva, 130, no centro, ou à sede da prefeitura, na praça Governador Miguel Couto Filho, 240. Para mais informações, é possível mandar um email para acaosocial@sapucaia.rj.gov.br .

Para o resto do Estado, a Defesa Civil afirma que a arrecadação está sendo feita pela Cruz Vermelha. “Voluntários da Cruz Vermelha trabalham em parcerias com a Defesa Civil e seguimos acompanhando os acontecimentos, alertando nossos voluntários que podem ser acionados para auxiliar as populações atingidas. Apelamos também para o envolvimento da população, dos parceiros e colaboradores contribuindo com doação alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene e água”, afirma em nota o presidente da Cruz Vermelha Brasileira, Walmir Moreira Serra.

Quem tiver interesse em fazer doações deve encaminhá-las à sede do grupo, localizada na praça Cruz Vermelha, 10, no centro da capital fluminense. As doações devem vir já embaladas em cestas ou caixas, para agilizar a remessa feita pela Defesa Civil às áreas afetadas.

Também uma conta bancária está disponível para receber doações em dinheiro:
Cruz Vermelha Brasileira – RJ
CNPJ 08560973/0001-97
Banco Santander
Agência 3201 - conta corrente 13002979-9

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro  (Firjan) também está promovendo uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes nos municípios de Aperibé, Campos, Cardoso Moreira, Itaperuna, Italva, Laje do Muriaé, Miracema, Pádua e Sapucaia, nas regiões nortes e noroeste fluminense.

E entidade informou, por meio da assessoria de imprensa, que os donativos podem ser encaminhados às unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Industria (Sesi) no Estado. As pessoas podem doar material de limpeza e de higiene pessoal, água potável, alimentos não perecíveis, além de roupas, colchonetes, cobertores, luvas descartáveis, gaze, esparadrapo e seringas.

Os endereços das unidades do Senai-Sesi para as doações podem ser encontrados no endereço eletrônico da Firjan (www.firjan.org.br).

Em Minas Gerais, as pessoas podem doar, preferencialmente, alimentos, roupas e produtos de limpeza para a Defesa Civil estadual. As doações podem ser feitas nas unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, tanto na capital mineira quanto nas cidades do interior.  

O órgão disponibiliza duas contas para receber doações em dinheiro:
Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas)
Banco do Brasil
Agência 1229/7 - conta corrente 64529-x

O governo estadual afirma que a Caixa Econômica Federal também abriu uma conta para receber doações: agência 0935, operação 006, conta corrente 700-8.

A ONG Care Brasil também recebe doações em dinheiro para ajudar as vítimas de Minas Gerais:
CARE Brasil
CNPJ: 04.180.646/0001-59
Banco Santander
Agência 3373 - conta corrente 13005733-0

No Espírito Santo, os depósitos podem ser feitos na Caixa Econômica Federal na conta 1000-4, agência 0167, operação 006.

Para doar roupas, material de limpeza e higiene pessoal, foi disponibilizado o telefone da Defesa Civil Estadual: 27 3137-4441.