Topo

Linha 4-amarela do Metrô de São Paulo volta a funcionar após paralisação; 16 mil foram prejudicados

Erik Paulussi

Do UOL, em São Paulo

29/02/2012 09h08Atualizada em 29/02/2012 10h55

A linha 4 - amarela do Metrô de São Paulo voltou a funcionar após uma paralisação na manhã desta quarta-feira (29). A Via Quatro, concessionária pertencente ao Grupo CCR e que administra a operação, informou que a paralisação aconteceu por uma falha elétrica interna.  Ao menos 16 mil usuários foram prejudicados devido à falha.

O problema teria sido constatado às 8h20, mas a linha voltou ao funcionamento às 9h. O sistema elétrico, de acordo com a ViaQuatro, foi restabelecido por volta de 8h25, mas a circulação de trens não pode ser retomada porque usuários que estavam dentro de um trem parado na via, próximo à estação Faria Lima, acionaram o sistema de segurança e as portas de emergência do trem se abriram. Os usuários desceram na via e tiveram de ser reconduzidos ao trem pelos agentes da concessionária e foram desembarcados na estação Faria Lima.

A paralisação de 40 minutos gerou superlotação nas plataformas, em especial na estação Paulista, que faz integração com a linha 2 - verde na estação Consolação. Por medida de segurança, as estações foram fechadas por volta das 8h40, para evitar o acúmulo de passageiros. Às 8h45, o trecho entre as estações Paulista e Luz entrou em operação parcial, inclusive com a abertura das estações.

Após varredura para verificar se a via estava completamente livre da presença de usuários, o serviço completo foi restabelecido e as demais estações, abertas. Segundo a empresa, não houve necessidade de acionar a operação Plano de Apoio Entre Empresas Frente a Situações de Emergência (Paese), que coloca ônibus em circulação no trecho afetado. Os bilhetes foram devolvidos a todos os usuários que optaram por outros meios de locomoção.

A linha 4 ligará a estação da Luz, no centro da cidade, à Vila Sônia, na zona oeste. A expectativa é de que aproximadamente um milhão de pessoas trafegarão diariamente pela linha quando ela estiver com os 12,8 quilômetros de extensão funcionando.

O início da operação no traçado ocorreu em 2010. Atualmente, seis estações estão em funcionamento: Paulista, Faria Lima, Butantã, República, Luz e Pinheiros. A concessionária promete entregar as outras cinco estações até 2014, sendo elas Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.