Topo

Após forte chuva, toda a cidade de São Paulo deixa estado de atenção; há um ponto de alagamento

Do UOL, em São Paulo

12/03/2012 15h52Atualizada em 12/03/2012 20h01

Após a forte chuva que atingiu São Paulo na tarde desta segunda-feira (12), o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou o fim dos estados de atenção às 17h20. Por volta das 20h, ainda havia um ponto de alagamento ativo na cidade: na marginal Tietê, perto da ponte Dr. Miguel Arraes, no sentido Ayrton Senna.

O aeroporto de Congonhas, na zona sul, ficou fechado para pousos e decolagens entre 15h42 e 16h06, mas já funciona normalmente, segundo a assessoria da Infraero. 


Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), houve registro de queda de granizo na região do Brooklin e Morumbi (zona sul), Campos Elíseos (centro), aeroporto de Congonhas (zona sul), Consolação (centro), proximidades do Campo de Marte (zona norte), Artur Alvim (zona leste) e no aeroporto de Cumbica (Guarulhos).

De acordo com o CGE, a chuva foi provocada pelas áreas de instabilidade ocasionadas pelo calor e pela entrada da brisa marítima. A noite de hoje continua com variação de nuvens na capital. Nas estações meteorológicas automáticas do CGE, a temperatura média alcança os 22ºC. Na maioria dos bairros, a umidade do ar atinge os 85%.

Segundo a previsão, as próximas horas não devem apresentar mudanças significativas. O céu continua com nebulosidade, mas não há condição para novas chuvas. 

O tempo não deve mudar muito nos próximos dias, que continuam com condições típicas de verão: o sol predomina na maior parte do dia com temperaturas variando entre mínimas de 18ºC e máximas de 30ºC. As chuvas continuam ocorrendo na forma de pancadas no final das tardes com pontos isolados de maior intensidade, o que mantém o risco para alagamentos.

Trânsito

A chuva provocou congestionamento na cidade. Segundo informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), havia 112 km por volta das 19h55, índice acima da média para o horário. 

A pior via continua sendo a pista expressa da marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, com 13,6 km de filas entre as pontes do Limão e Imigrante Nordestino; na pista local são 9,8 km entre a ponte das Bandeiras e a Imigrante Nordestino. 

Já o corredor das avenidas 23 de Maio, Rubem Berta e Moreira Guimarães tem 7,2 km de congestionamento no sentido Santana.