Topo

Outono começa com chuva, mas deverá ser mais seco do que a média

Verão na capital paulista termina com tempo seco. Foto mostra marginal Tietê no último dia de verão - 19.mar.2012 - Julia Chequer/Folhapress
Verão na capital paulista termina com tempo seco. Foto mostra marginal Tietê no último dia de verão Imagem: 19.mar.2012 - Julia Chequer/Folhapress

Guilherme Balza e Mariana Pastore

Do UOL, em São Paulo

20/03/2012 02h14

O outono, que começou na madrugada desta terça-feira (20), é uma estação de transição que agrega características tanto do verão --quente e chuvoso-- quanto do inverno --frio e seco. Especialistas informam que, apesar de começar com chuva, a estação nesse ano será mais seca do que a média.

O fenômeno La Niña, observado desde o segundo semestre de 2011, já enfraqueceu, mas ainda deve influenciar o início do outono. “A estação chuvosa não deve se prolongar. Entretanto, podem ocorrer chuvas típicas de verão de maneira isolada”, observa Michael Pantera, do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura de São Paulo.  

Outra característica do outono que deve ser registrada nos próximos meses é a queda sensível dos índices de umidade relativa do ar, que favorece a incidência de problemas respiratórios.

No Brasil

Segundo Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar, “o Atlântico ainda está aquecido, mas ficará mais frio no outono, o que permitirá a entrada de massas polares. As ondas de frio serão um pouco mais intensas nesse ano. Teremos noites frias e dias com temperaturas mais amenas”.

A tendência é que o tempo mude gradativamente. Com as noites mais longas, aumenta o frio nas madrugadas e, na região central do país --SP, MG, RJ, GO, MT, MS, TO e BA--, o clima fica mais seco e a variação da temperatura aumenta entre a manhã e a tarde.

O mês de março terá chuvas expressivas na próxima semana e uma sequência de dias chuvosos que vão deixar o tempo mais frio, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, segundo informações de Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

“No entanto, a tendência é que o tempo fique ligeiramente mais seco do que a média. No Sul, onde faltou chuva no verão, deve chover acima da média, com a passagem de frentes frias”, diz Schneider.

São Paulo

A nova estação deve começar com chuva na cidade de São Paulo.

“A partir de quarta-feira (21), deve chover quase todos os dias na capital e o tempo continuará chuvoso até o fim de março. Mas com exceção desta semana, o outono deve ser um pouco mais seco do que o normal”, afirmou o meteorologista do Inmet.

Balanço do verão

Este verão foi a estação dos extremos na cidade de São Paulo, segundo Adilson Nazário, meteorologista do CGE. “Janeiro teve mínima de 14,5ºC, o que não acontecia desde 1985, e a mesma situação com a máxima, de 30,9ºC”, explica.

Enquanto o mês de janeiro foi frio e chuvoso, fevereiro foi quente e seco. Já março teve períodos secos e chuvosos, com maior oscilação de temperatura. Contudo, choveu menos em São Paulo em relação aos anos anteriores.

No Brasil, o verão 2012 foi marcado pela estiagem no sul do país e pelos temporais que causaram destruição em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, no começou do ano.