Topo

Protestos atrapalham o trânsito da manhã em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

21/03/2012 08h01Atualizada em 21/03/2012 11h21

Uma manifestação organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC que começou às 9h da manhã desta quarta-feira (21) tomou a pista da direita da Via Anchieta entre os quilômetros 13 e 18, no sentido litoral. O protesto acabou por volta das 10h15, mas ainda havia lentidão na saída de São Paulo. Mototoristas são orientados pela Ecovias a evitar a região.

O protesto foi contra a cobrança do Imposto de Renda sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e abonos salariais. Ainda não há uma estimativa de quantas pessoas compareceram à manifestação, mas a previsão do sindicato era de que cerca de 20 mil trabalhadores participariam do ato.

A Folha.com informou que, segundo a Polícia Rodoviária, 10 mil metalúrgicos participaram do protesto. De acordo com a Polícia Militar, foram 5 mil. Representantes dos sindicatos dos metalúrgicos, bancários, químicos e petroleiros também estiveram na passeata.

Essa é a primeira da série de manifestações que os sindicatos prometem fazer nos próximos dias para pressionar o governo a isentar os trabalhadores do pagamento do Imposto de Renda na Participação nos Lucros e Resultados. Amanhã (quinta-feira, 22), os bancários devem atrasar a abertura das agências da região da avenida Paulista.

À tarde, em Brasília, representantes das centrais sindicais vão se reunir com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir o assunto.

Manifestação de usuários de transporte público na zona sul

Uma passeata de usuários de transporte público saiu da estrada de M´Boi Mirim, na zona sul de São Paulo, por volta das 7h de hoje (21). Na chegada à estrada do Campo Limpo, toda a via chegou a ser bloqueada pelo protesto. Entre 100 e 250 manifestantes se concentraram então no bolsão do metrô Campo Limpo, para aguarda a chegada do subprefeito da região.

A manifestação era por uma oferta melhor de transporte público para o Campo Limpo. Entre as reivindicações estão a alteração do projeto do monotrilho do metrô, a duplicação da estada de M'Boi Miri e a instalação de passarelas e ciclovias nas avenidas da região.

Segundo o monitoramento da CET, a região sul da cidade registrou 33 quilômetros de lentidão nesta manhã.

(Com Agência Brasil)