Topo

Temporal de granizo e ventos de até 130 km/h assustam moradores de cidade no interior do RS

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

22/03/2012 14h13

Um temporal com vento forte e granizo caiu sobre a cidade de Rio Grande (309 km de Porto Alegre), no sul do Rio Grande do Sul na noite dessa quarta-feira (21), causando destruição. Ao menos 20 ocorrências de queda de árvores foram atendidas pelos Bombeiros. Oito pessoas ficaram feridas, mas passam bem.

A chuva começou no início da noite. Porém foi por volta das 20h30 que pedras de gelo e um vendaval atingiram a região. As rajadas chegaram a 130 quilômetros por hora. Por aproximadamente 30 minutos, a tempestade varreu a cidade, causando transtornos em diversos bairros e destruição em alguns pontos. A estimativa é de que choveu 70 milímetros em cerca de 20 minutos, o esperado para todo o mês nesta época.

Na Vila da Quinta, oito pessoas ficaram feridas, entre elas duas crianças, depois que um muro de três metros de altura caiu sobre três casas. As residências ficaram seriamente abaladas, e todos os feridos foram encaminhados ao Pronto Socorro da cidade. Depois de medicados, foram liberados. O caso mais grave foi de um homem que sofreu fratura no fêmur.

Na localidade, o vendaval também provocou a queda da cobertura de um posto de combustível às margens da BR-392. O telhado caiu sobre automóveis de motoristas que haviam se refugiado no local. Ninguém ficou ferido.

Assim como na Vila da Quinta, a Vila dos Marinheiros também foi bastante atingida. Muitas árvores tombaram, dando trabalho aos bombeiros, à Defesa Civil e aos moradores. No bairro Cidade Nova, uma parte do telhado da Escola Estadual Agnela do Nascimento caiu. Já no bairro Bosque Silveira, em apenas uma rua houve sete árvores tombadas.

A precipitação também interrompeu uma partida de futebol do Campeonato Gaúcho. O jogo entre São Paulo (RS) e Inter-SM foi transferido devido ao excesso de chuva que caiu no Estádio Aldo Dapuzzo. O mesmo ocorreu na cidade vizinha de Pelotas, onde o jogo entre Brasil e Rio Grande, no estádio Bento Freitas, foi interrompido por 15 minutos no segundo tempo.

Rescaldo

De acordo com o coordenador adjunto da regional sul da Defesa Civil Estadual, tenente Jacson Roberto Vieira, está sendo esperado para o final do dia a manifestação da prefeitura de Rio Grande sobre os danos na infraestrutura de residências e serviços básicos.

“Estamos aguardando para ver se o Executivo municipal, após fazer o balanço, precisará encaminhar uma notificação preliminar de desastre à Defesa Civil solicitando auxílio.” Conforme Vieira, devido ao terreno arenoso da cidade, os alagamentos já se dissiparam, facilitando a inspeção dos danos e a volta à normalidade.

Durante a madrugada, a chuva deixou mais de 50 mil clientes sem luz na região sul do Estado. No início da tarde desta quinta-feira, 19,4 mil consumidores permaneciam sem energia.

Uma frente fria que avança sobre o RS deixa o tempo instável nesta quinta-feira. O céu ficará nublado em diversas áreas e pode haver chuva forte na metade norte do Estado. As temperaturas devem se aproximar dos 30ºC durante a tarde, mas, à noite, ficam amenas.

No final da manhã desta quinta-feira, já fazia sol e muito calor em Rio Grande.