Topo

Ministério Público do Rio denuncia Thor Batista por homicídio culposo

Do UOL, em São Paulo

16/05/2012 18h58

O MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) denunciou à Justiça, nesta quarta-feira (16), o empresário Thor de Oliveira Batista, 20, filho do bilionário Eike Batista, por homicídio culposo pelo atropelamento do ciclista Wanderson Pereira dos Santos, 30, em 17 de março deste ano. Caso condenado, Thor poderá cumprir de 2 a 4 anos de prisão.

A denúncia, assinada pelo promotor Marcus Edoardo de Sá Earp Siqueira, da 6ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Duque de Caxias, foi distribuída para o Juízo da 2ª Vara Criminal do município. O MP pede ainda que Thor tenha a carteira suspensa.

Santos foi atingido por Thor na rodovia Washington Luís, em Duque de Caxias. O filho de Eike dirigia sua Mercedes-Benz SLR McLaren a 135 km/h, segundo perícia da Polícia Civil. A velocidade máxima permitida na via é de 110 km/h.

Os advogados de Thor contestam a perícia e alegam que, segundo laudo particular, o carro estava trafegando com velocidade entre 87,1 km/h e 104,4 km/h.

De acordo com a denúncia, Thor ultrapassou um ônibus da empresa Única Fácil, da linha Petrópolis-Nova Iguaçu, pela faixa da direita e, em seguida, momentos antes de atingir a vítima, repetiu a manobra irregular ao ultrapassar outro carro, identificado como um Ford Fiesta.

O MP afirma que a suspensão da carteira de motorista de Thor foi requerida com base nas informações prestadas pelo Detran (Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro). O órgão registra 11 infrações de trânsito na habilitação do denunciado, sendo nove delas por excesso de velocidade. Thor é habilitado para dirigir desde dezembro de 2009.