Topo

Marcha das Vadias é realizada simultaneamente em 14 cidades brasileiras hoje

Do UOL, em São Paulo

26/05/2012 06h00

A 2ª edição brasileira da Marcha das Vadias está acontecendo  neste sábado (26) simultaneamente em 14 cidades do país, entre elas São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Recife (PE), Salvador (BA) e Natal (RN). Porto Alegre transferiu sua marcha para amanhã (domingo 27)

Em algumas outras cidades brasileiras o evento já foi realizado ou só vai ocorrer após a data da mobilização nacional. Como é o caso de Belém (27 de maio), João Pessoa (9 de junho) e Macapá (2 de junho). Neste ano, serão realizadas ao menos 22 manifestações pelo país, 10 a mais do que no ano passado.

Além de chamar a atenção aos diversos tipos de violência sofridos pelas mulheres --verbal, física ou sexual--, a mobilização pretende combater a responsabilização das vítimas pela violência sofrida e ressaltar os direitos do sexo feminino.

Você Manda

  • Participou da Marcha? Envie fotos, vídeos e relatos para o e-mail vocemanda@uol.com.br

A manifestação é inspirada no movimento mundial intitulado "Slut Walk", criado em abril do ano passado, após um oficial da polícia de Toronto, no Canadá, dizer que, para evitar estupros, as mulheres deveriam deixar de se "vestir como vadias".

A declaração gerou protestos em países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França, Holanda, Portugal, Israel, Índia, Argentina, México, Nicarágua e Colômbia.