Topo

Defesa Civil do Rio vistoria prédio no centro após relatos de tremores; imóvel é esvaziado

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

28/05/2012 12h22

A Defesa Civil Municipal do Rio Janeiro realiza uma vistoria em um imóvel de 15 andares situado na rua do Passeio, no centro da cidade, após denúncia de que o prédio teria sofrido tremores por volta das 10h desta segunda-feira (28).

Os funcionários do edifício deixaram o local depois da suposta trepidação, e não há registro de feridos. Segundo a Defesa Civil Municipal, o acesso ao imóvel já foi liberado.

Imóveis vizinhos a sobrado que desabou na rua do Lavradio estão interditados

Engenheiros, técnicos e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde entraram no prédio para avaliar a existência de possíveis problemas estruturais. O edifício está localizado nas proximidades do Quartel-General da Polícia Militar, e há uma série de imóveis antigos em obras na região.

Em janeiro deste ano, três prédios caíram na avenida Treze de Maio, próximo ao Theatro Municipal, e ao menos 17 pessoas morreram. Desde então, a situação crítica de muitos imóveis no centro da capital fluminense passou a ser observada por órgãos como o Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).

Três meses após a tragédia da Treze de Maio, um novo susto ocorreu para funcionários de dois prédios na Cinelândia, também no centro. Após trepidações, populares relataram o surgimento de rachaduras nas laterais dos edifícios. Técnicos da Defesa Civil foram ao local e constataram que o problema havia sido uma obra realizada na rua Evaristo da Veiga.

Há duas semanas, parte de um sobrado que pertence ao bloco de carnaval Cordão do Bola Preta despencou na rua do Lavradio, na Lapa, também no centro do Rio. O andar estava desativado, segundo o Corpo de Bombeiros, e era utilizado apenas como depósito. Não houve vítimas.

De acordo com o Crea, pelo menos cem prédios situados no centro do Rio necessitam de avaliação técnica em função do péssimo estado de conservação. Desde janeiro deste ano, 39 imóveis nessas circunstâncias foram interditados pela Defesa Civil Municipal.

LEIA MAIS