Topo

Chuva e granizo atingem cidades do interior gaúcho, mas não afastam estiagem

Lucas Azevedo

Do UOL, em de Porto Alegre

30/05/2012 10h54

Depois de uma semana de calor, quando as temperaturas ultrapassaram 30ºC, como nessa terça-feira (29), uma frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul, provocando chuva e até queda de granizo.

Em algumas regiões os volume das precipitações superaram o aguardado, mas não o suficiente para reverter a situação de emergência devido à estiagem. A temperatura cai no Estado, e as máximas não ultrapassam os 22ºC.

Em localidades do município de Santa Cruz do Sul (150 km de Porto Alegre), no Vale do Rio Pardo, caiu granizo. Cem casas tiveram os telhados danificados por pedras de gelo e pelo vento. A Defesa Civil informa que está avaliando os estragos.

Nesta madrugada choveu forte também em Santa Maria (286 km da capital), no centro do Rio Grande do Sul. Em 12 horas o acumulado foi de 130,6 mm, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), acima da média histórica.

Os bombeiros foram acionados para o corte de árvores que tombaram devido ao vento e auxiliar alguns moradores que tiveram casas destelhadas. Lonas estão sendo distribuídas à população.

Já no Vale do Rio Pardo choveu 41 mm, enquanto que no Vale do Sinos o acumulado não superou os 40 mm. Segundo a empresa de meteorologia MetSul, nesta manhã caiu granizo em Alto Feliz (no Vale do Caí) e em Rolante (no Vale do Sinos).

Estiagem

Apesar da chuva significativa em algumas áreas, a intensidade não foi suficiente para reverter a situação de emergência de algumas cidades devido à estiagem. No Vale do Taquari ainda há dez municípios com decretos na Defesa Civil. E este número ainda pode aumentar.

“A estiagem é bem forte na região. Está faltando água nas áreas rurais. Para o consumo animal já acabou faz tempo. Agora está afetando o consumo humano”, disse o coordenador regional da Defesa Civil, major Vinícius Renner Galvani.

A chuva que caiu nas últimas horas não restabeleceu a normalidade nos pontos de captação de água. “Este volume ainda é muito pequeno.” O problema agora, segundo Galvani, é o granizo, “que vem e acaba com o pouco que se tinha”.

Previsão

Durante esta quarta-feira, chove principalmente no leste e no norte gaúchos, onde pode ocorrer vento forte e granizo. No sul do Estado, o tempo começa a abrir devido à chegada de uma massa polar, que faz com que as temperaturas caiam.

As temperaturas mínimas foram registradas nos Campos de Cima da Serra. Em Vacaria fez 6º C, e em São José dos Ausentes, 8º C. Já as máximas devem ficar em torno dos 22º C em Porto Alegre e em Torres, no litoral norte.