PT e ministros de Lula comemoram indiciamento de Bolsonaro: 'Grande dia'
O Partido dos Trabalhadores e ministros de Lula comemoraram nas redes sociais o indiciamento de Jair Bolsonaro, Braga Netto, e outras 35 pessoas suspeitas dos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.
O que aconteceu
'Grande dia', escreveu perfil oficial do PT. A presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, disse que indiciamento "abre o caminho para que todos venham a pagar na Justiça pelos crimes que cometeram contra o Brasil e a democracia".
Grande dia.
-- PT Brasil (@ptbrasil) November 21, 2024
O indiciamento de Jair Bolsonaro e sua quadrilha, instalada no Planalto, abre o caminho para que todos venham a pagar na Justiça pelos crimes que cometeram contra o Brasil e a democracia: tentar fraudar eleições, assassinar autoridades e instalar uma ditadura. Prisão é o que?
-- Gleisi Hoffmann (@gleisi) November 21, 2024
'Gravíssimos planos' e 'criminoso'. Os ministros Paulo Pimenta, titular da Secom, e Anielle Franco, da Igualdade Racial, também comentaram o indiciamento.
A cada novo detalhe dos gravíssimos planos de golpe de estado e de execução contra nossas lideranças políticas, confirmamos que veio de cima o projeto de exetmínio e ódio ao Brasil, pondo vidas, direitos e instituições no mais alto risco. Nós resgatamos a democracia, e com ela o? pic.twitter.com/ilObU6w5MB
-- Anielle Franco (@aniellefranco) November 21, 2024
Bolsonaro é indiciado por integrar Organização Criminosa que tentou dar um golpe de Estado ass4ss1nand0 o Presidente @LulaOficial, o Vice-presidente @geraldoalckmin e o Ministro Alexandre de Moraes. Bolsonaro na Cadeia. #SemAnistia pic.twitter.com/zgpPUJSfzB
-- Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) November 21, 2024
Urgentíssimo: Polícia Federal indicia Bolsonaro, Braga Neto e mais 35 pela tentativa de golpe. Bolsonaro e Braga Neto sabiam do plano para matar o presidente @LulaOficial o vice @geraldoalckmin e o ministro do STF @alexandre . Espero que a justiça os puna exemplarmente.
-- Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) November 21, 2024
Para o Ministro-Chefe da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, a notícia do indiciamento "oferece ao país a possibilidade de concretizar uma reação eficaz aos ataques à nossa Democracia". "Que o peso da lei recaia sobre todos os criminosos que atentaram contra a democracia e a vida", afirmou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
A notícia de indiciamentos pela PF do ex-mandatário e de integrantes do núcleo de seu governo pela prática dos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa, oferece ao país a possibilidade de concretizar uma reação eficaz?
-- Jorge Messias (@jorgemessiasagu) November 21, 2024
O relatório da @policiafederal, que indiciou Bolsonaro, vários de seus ministros e dezenas de outras pessoas, entre civis e militares, é incontestável: houve uma tentativa de golpe. Que o peso da lei recaia sobre todos os criminosos que atentaram contra a democracia e a vida.
-- Luiz Marinho (@luizmarinhopt) November 21, 2024
Uma organização criminosa: Policia Federal-PF indicia Bolsonaro e a sua entourage em inquérito sobre a tentativa de Golpe de Estado com o assassinato do Presidente Lula, o Vice-Presidente Alckmin e o Ministro do Supremo Tribunal Federal-STF, Alexandre de Moraes. pic.twitter.com/u6qKLd6bCe
-- Marcio Macedo (@MarcioMacedoPT) November 21, 2024
Deputados comentam
"A hora dos peixes grandes do golpismo está chegando", afirmou o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). "A maior quadrilha da história está perto de ver o sol nascer quadrado", disse o deputado federal André Janones (Avante). Já a deputada federal Erika Hilton (PSOL) questionou: "Quantos minutos até o Bolsonaro dar entrada no hospital com obstrução intestinal?"
A hora dos peixes grandes do golpismo está chegando.
-- Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) November 21, 2024
Bolsonaro, Braga Netto, Heleno, Ramagem, Valdemar e mais 32 vão responder pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberURGENTE! AGORA! A PF indicia Bolsonaro, Braga Neto e mais 35. A papuda vai ter um fim de ano recheado com bolsonaristas. A maior quadrilha da história está perto de ver o sol nascer quadrado.
-- André Janones (@AndreJanonesAdv) November 21, 2024
E vem mais bomba por aí. Aguardem. Aqui em Brasília só tem bolsonarista morrendo de?
Quantos minutos até o Bolsonaro dar entrada no hospital com obstrução intestinal? pic.twitter.com/IMcQN0ZWCz
-- ERIKA HILTON (@ErikakHilton) November 21, 2024
A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL) se referiu aos indiciados como "corja de golpistas". Talíria Petrone (PSOL), que também é deputada federal, comemorou o fato dos assuntos "Bolsonaro na Cadeira" e "Bolsonaro Indiciado" serem os mais comentados no momento na rede social X (antigo Twitter).
BOLSONARO INDICIADO
-- Sâmia Bomfim (@samiabomfim) November 21, 2024
A Polícia Federal indiciou hoje Bolsonaro por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. O já inelegível vai responder junto com sua corja de golpistas: Braga Netto, Augusto Heleno, Alexandre? pic.twitter.com/1MT2SdP3mZ
Assunto mais comentado é Bolsonaro na Cadeia e Bolsonaro Indiciado. Grande dia! pic.twitter.com/DfAtwJ4xbI
-- Talíria Petrone (@taliriapetrone) November 21, 2024
BOLSONARO INDICIADO
-- Paulo Guedes (@deppauloguedes) November 21, 2024
Relatório aponta que Bolsonaro tinha total conhecimento do plano de golpe e de assassinato de Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes.
A pergunta que não quer calar: que dia a PF vai dar um TOC TOC TOC na casa do inelegível? pic.twitter.com/ReCMc0UmWW
O que aconteceu
Lista com os nomes dos indiciados foi divulgada pela Polícia Federal. PF indiciou 37 pessoas por tentativa de golpe de Estado.
Entre os indiciados, está o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ex-ministros, generais, militares e ex-assessores também estão na lista divulgada pela PF.
O relatório da investigação foi enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal). Com o indiciamento, a PF apontou quais crimes os investigados teriam praticado a partir do conjunto de elementos reunidos ao longo da investigação. Pela primeira vez, um presidente eleito no período democrático é indiciado como responsável por tramar contra a democracia no país.
As provas foram obtidas por meio de diversas diligências policiais realizadas ao longo de quase dois anos. Houve quebra de sigilos telemático, telefônico, bancário, fiscal, colaboração premiada, buscas e apreensões, entre outras medidas devidamente autorizadas pelo Poder Judiciário.
Segundo a PF, a divulgação, com autorização do STF, visa evitar difusão de notícias incorretas. O UOL tenta contato com a defesa de Bolsonaro e Braga Netto.
Deixe seu comentário