Topo

Chuva forte causa estragos e deixa 40 mil casas sem luz no Paraná

Talita Boros

Do UOL, em Curitiba

04/06/2012 19h15

A chuva registrada em quase todo o Paraná desde domingo (3) já causou estragos em diversas regiões do Estado. No total, 600 pessoas foram afetadas. De acordo com a Copel (Companhia Paranaense de Energia), cerca de 40 mil casas ficaram sem energia no início da noite de hoje em Curitiba, região metropolitana e litoral. Ao longo desta segunda-feira (4), 82 mil residências ficaram sem luz.

No bairro do Pilarzinho, no norte de Curitiba, a prefeitura interditou cerca de dez casas por risco de deslizamento. As cerca de 50 pessoas que moravam no local foram levadas para a Escola Municipal Professor Lauro Esmanhoto. Não há previsão de liberação das residências.

No município de Tunas do Paraná, na região metropolitana, 200 casas foram danificadas e cinco ficaram destruídas por causa da tempestade desta segunda.

Nos arredores de Curitiba, a chuva que permanece intensa desde a manhã provocou o desmoronamento do muro de uma casa em Almirante Tamandaré. Em Campo Largo, uma árvore caiu sobre uma casa, mas ninguém ficou ferido. No município de Piraquara, alagamentos danificaram 100 casas e 2.000 pessoas foram afetadas.

Em Vitorino, no sudoeste do Estado, fortes ventos destelharam cerca de 12 casas, afetando aproximadamente 50 pessoas. Em Guaratuba, no litoral, a cheia do rio Cubatão atingiu cerca de 1.500 pessoas das localidades de Rasgado, Rasgadinho, Ribeirão Grande e Limeira.

Em Pinhão, no centro-sul do Estado, 67 casas foram danificadas e 193 pessoas afetadas. Em Reserva do Iguaçu, também no centro-sul, seis famílias estão desalojadas.

De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a chuva deve continuar em várias regiões do Estado nesta terça-feira (5), com melhora apenas no oeste, sudoeste e na divisa com Santa Catarina.