Topo

Polícia ouve depoimentos sobre crime de mãe de empresário encontrada morta na zona sul do Rio

30.jul.2012 - Foto de um site de relacionamento mostra Alpha Dias Kieling e o filho, o empresário Robert Dannenberg. A aposentada foi encontrada morta na tarde deste domingo (29) num terreno em São Conrado, zona sul do Rio de Janeiro - Reprodução/MB/Futura Press
30.jul.2012 - Foto de um site de relacionamento mostra Alpha Dias Kieling e o filho, o empresário Robert Dannenberg. A aposentada foi encontrada morta na tarde deste domingo (29) num terreno em São Conrado, zona sul do Rio de Janeiro Imagem: Reprodução/MB/Futura Press

Júlio Reis

Do UOL, no Rio

31/07/2012 14h14

A Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Rio está colhendo depoimentos para tentar esclarecer a morte da aposentada Alpha Dias Kieling, 76 anos, que estava desaparecida e foi encontrada morta e enterrada no quintal de sua casa em São Conrado, zona sul do Rio, na noite do último domingo (29).

Até aqui foram tomados seis depoimentos, entre eles o do filho da aposentada, o empresário Robert Dannenberg. Além dele, vigilantes e alguns vizinhos foram interrogados. A polícia diz que o crime pode ter sido cometido por alguém próximo da vítima, mas que ainda era cedo para apontar suspeitos na fase inicial de investigação.

Na tarde de ontem, o caseiro que trabalhava na casa de Kieling e tinha as chaves da casa foi procurado na Rocinha para prestar depoimento, mas não foi encontrado. Ele deve ser intimado a depor. Vídeos de câmeras de segurança da rua onde residia a aposentada estão sendo analisados. O laudo cadavérico, que deve apontar as causas da morte e identificar o corpo, reconhecido por roupas, ainda não está pronto.

Veja o vídeo

Segundo a polícia, o corpo foi encontrada pelo filho por conta do forte cheiro de decomposição. Dannenberg registrou o desaparecimento da mãe no dia 27 de junho na 15° Delegacia de Polícia (Gávea). Ela estava desaparecida havia dez dias, e a última informação era de que ela teria dito que viajaria a Teresópolis, região serrana, e desde então não fazia contato.

Dannenberg, que mora em São Paulo, já teria estado na casa, mas não havia percebido nada estranho, já que não notou marcas de arrombamento, e, a princípio, não havia percebido sinais de assalto, mas alguns objetos e joias foram roubados.

Em mensagem posta no Facebook ele lamentou a morte da mãe e agradeceu a ajuda de parentes e amigos que estavam em busca de indicações do paradeiro dela. Segundo ele, sua mãe foi "vítima da violência que assola e banaliza todos". A aposentada foi enterrada na tarde desta segunda-feira (30), no cemitério do Caju, zona portuária do Rio.