Topo

Inea confirma vazamento de mais de 5.000 litros de óleo em afluente do rio Paraíba do Sul

Do UOL, no Rio

21/08/2012 11h13

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) confirmou na manhã desta terça-feira (21) um vazamento de mais 5.000 litros de óleo no rio São Francisco, um dos afluentes do rio Paraíba do Sul, na região de Sapucaia, no sul fluminense.

O acidente ocorreu em função do tombamento de uma carreta no km 26 da BR-116 (Rio-Minas), na noite de segunda-feira (20). O veículo transportava aproximadamente 46 mil litros de diesel e gasolina, e parte do óleo acabou vazando da pista para o córrego através de um bueiro.

Segundo o Inea, ainda não é possível avaliar a quantidade de material que atingiu o afluente. Agentes do órgão ambiental foram deslocados para Sapucaia a fim de calcular o prejuízo e orientar os procedimentos necessários para conter o avanço do óleo.

No entanto, a expectativa realista do Inea é a de que o material acabe contaminando o rio Paraíba do Sul. Barreiras formadas a base de areia estão sendo utilizadas na tentativa de evitar danos ambientais ainda maiores.

Segundo informações da imprensa local, o tráfego no trecho da BR-116 ainda não foi liberado, já que ainda há óleo na pista. O caminhão ainda não foi retirado da rodovia, pois o procedimento de remoção exige trabalho especializado. A operação deve ficar a cargo do Inea, que não divulgou o nome da empresa responsável pelo transporte do combustível.

O tombamento do carreta provocou ainda ferimentos no motorista do veículo, que posteriormente foi encaminhado ao hospital São Salvador, no município mineiro de Além Paraíba. Não há informações sobre o seu estado de saúde.