Topo

Com 34,1ºC, São Paulo registra dia mais quente do inverno

Do UOL, em São Paulo

18/09/2012 15h49Atualizada em 19/09/2012 10h05

A capital paulista registrou o dia mais quente do inverno nesta terça-feira (18), segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A estação oficial de medição do instituto, localizada na Mirante de Santana (zona norte), registrou temperatura de 34,1ºC por volta de 15h. Ontem (17), a mesma estação mediu 33,9ºC, o dia mais quente do inverno até então.

A temperatura mais alta de 2012 foi 34,3ºC, registrada em 1º de março, ainda no verão.

Recorde histórico

O recorde histórico de calor no inverno foi registrado em 20 de setembro de 1961, quando a temperatura chegou a 35,2ºC. O segundo dia mais quente do inverno foi 20 de setembro de 2007, com 34,5ºC.

A temperatura de hoje é a terceira maior do inverno, igualando marca registrada em 15 de setembro de 2006.

De acordo com o Inmet, as altas temperaturas são comuns nesta época do ano. Amanhã (19), a tendência é que o calor continue, embora as rajadas de vento sejam mais intensas do que hoje, segundo informações do instituto.

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE) também registrou temperaturas elevadas. Os termômetros nas estações meteorológicas da Penha (zona leste) e do Butantã (zona oeste) registraram 35,3ºC e 35,1ºC, respectivamente, na tarde de hoje.

Tempo seco

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil decretou estado de atenção em toda a cidade a partir de 10h45, após a umidade relativa do ar ficar abaixo dos 30% --dados do Inmet apontam que a umidade chegou a 20% por volta de 15h. Não chove na capital paulista há 62 dias.

Como base de comparação, a umidade normalmente registrada no deserto do Saara varia entre 10% e 15%.

Segundo o CGE, nas próximas horas o ar continua abafado e não há expectativa de chuva. Os índices de umidade do ar só voltam a se elevar a partir do início da noite.

Previsão

De acordo com os meteorologistas do CGE, a quarta-feira (19) será mais um dia com muito sol, calor e baixa umidade do ar. A aproximação de uma frente fria provoca rajadas de vento e ligeiro aumento de nuvens entre a tarde e a noite, mas não há expectativa de chuva. Os termômetros variam entre 21ºC e 35ºC.

Na quinta-feira (20), as chances de chuva são maiores, segundo o CGE. Pancadas de chuva podem ocorrer ao longo do dia, principalmente no período da tarde. Podem ocorrer chuvas intensas, acompanhadas de trovoadas. Por conta do aumento da nebulosidade e da precipitação, o calor diminui. As mínimas ficam em torno dos 18ºC e as máximas podem chegar a 28ºC, prevê o CGE.

Reservatórios

Apesar do tempo seco, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) informou que o nível dos reservatórios da Grande São Paulo estão normais. Segundo a Sabesp, o volume de chuva acima da média no verão está garantindo o abastecimento neste período de estiagem.

A represa Guarapiranga está operando com 71% da sua capacidade, contra 56% no mesmo período do ano passado, de acordo com o órgão. Já as represas de Rio Grande e Alto Cotia acumulam atualmente 84% e 93% da sua capacidade, respectivamente, contra 82% e 75% no ano passado.

Ainda segundo a Sabesp, não há motivo para preocupação com relação ao abastecimento de água na Grande São Paulo.