Topo

Relógio de pulso com chip do bilhete único será alternativa para pagar passagens no Rio

Fabricados pela empresa austríaca Laks, relógios Riocard serão comercializados no Rio a partir de 2013 - Divulgação/Laks
Fabricados pela empresa austríaca Laks, relógios Riocard serão comercializados no Rio a partir de 2013 Imagem: Divulgação/Laks

Do UOL, no Rio

22/11/2012 13h57

Os passageiros que utilizam o sistema do bilhete único no Rio de Janeiro ganharão, em 2013, uma alternativa ao tradicional cartão Riocard: relógios de pulso com chips internos, que, uma vez aproximados das máquinas leitoras dos ônibus, trens, barcas e metrô, possibilitam o pagamento das respectivas tarifas.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro) e a empresa austríaca Laks, que se diz pioneira em soluções de pagamento via relógio. A tecnologia de transmissão de dados, no entanto, é a mesma já utilizada no cartão físico --o pagamento é registrado por meio de radiofrequência.

A primeira reunião entre brasileiros e austríacos ocorreu há pouco mais de três anos, quando a Fetranspor iniciou os testes do novo meio de vale-transporte. A partir de 2010, os relógios foram distribuídos a voluntários --em página da franquia Riocard no YouTube, há um vídeo mostrando o funcionamento do sistema.

RELÓGIO SERÁ USADO NAS BARCAS, TRENS, ÔNIBUS E METRÔ

  • Divulgação/Laks

Além do transporte público tradicional (metrô, ônibus, trens e barcas), os relógio de pulso também poderão ser utilizados nas vans legalizadas. O objetivo dos investidores é popularizar o vale-transporte de dupla utilizado nos próximos anos, quando o Rio de Janeiro será uma das principais sedes da Copa do Mundo, em 2014, e palco dos Jogos Olímpicos, em 2016.

Segundo a Laks, o mesmo sistema é utilizado no transporte público de Shangai desde 2005, atingindo mais de 17 milhões de usuários --a cidade chinesa tem cerca de 60 mil máquinas leitoras. A empresa austríaca também já fabricou relógios específicos para grandes eventos, tais como os festivais de música Sziget e Balatonsound, na Hungria.