Topo

São Paulo sai do estado de atenção para alagamentos, mas chuva deixa trânsito carregado

Do UOL, em São Paulo

22/02/2013 15h03Atualizada em 22/02/2013 18h14

Com a perda da força da chuva na cidade de São Paulo nesta sexta-feira (22), toda a cidade saiu do estado de atenção para alagamentos às 16h55, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências). Conforme imagens do radar meteorológico da CGE, ainda chovia de forma moderada na região central, na zona sudeste, entre Ipiranga e Jabaquara e no extremo sul no horário.

Há ainda dois pontos de alagamento transitáveis, um na marginal Tietê, na pista local, na altura do número 1.078, próximo à ponte dos Remédios e outro na avenida São Miguel, na zona leste. E um intransitável na rua Antônio Munhoz Bonilha,  próximo à na rua Correia de Sá, na Casa Verde, zona norte.

A chuva causou reflexo no trânsito da cidade. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), já são registrados 154km de filas na cidade às 18h. A região sul é a mais comprometida, com 49 km de congestionamento, seguida da zona oeste (31 km), zona norte (26km) e o centro e leste (24km).

Os principais trechos de lentidão no horário estavam na marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, pista expressa, da rodovia dos Bandeirantes até a ponte Aricanduva (17,1 km) e ainda no sentido Ayrton Senna, pista local, da ponte do Piqueri  até a ponte do Tatuapé (11,8 km); no corredor Norte/Sul, sentido aeroporto, da praça da Bandeira até o viaduto João Julião da Costa Aguiar (8,6 km) e na marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, pista local, da rua Américo Brasiliense até a ponte Eusébio Matoso (7,0 km).

Você manda

  • Willians Queiroz/Futura Press

    Flagrou algum estrago causado pela chuva? Foi afetado por ela? Envie uma foto para o UOL

Como consequência das chuva de hoje, foram registrados 22 semáforos com problemas e árvores caídas em seis locais da cidade: praça da república, rua Oquira, avenida Roland Garros com a rua Carlos dos Santos, praça Rodrigo Lafevre, praça Dom Orione com a rua Treze de Maio e na rua Conde de Sardenhas.

Foi observada queda de granizo na região do Itaim Bibi às 15h03, na Freguesia do Ó às 15h07 e no Tremembé às 15h39. Às 15h, houve registro de rajadas de vento de aproximadamente 37km/h na estação meteorológica do Inmet, localizada no Mirante de Santana.

Alguns municípios da Grande São Paulo ainda registram chuva forte. A precipitação permanece intensa entre São Bernardo, Diadema, Santo André e São Caetano do Sul. Nas demais cidades, há incidência de chuva fraca com pontos moderados. 

Segundo os meteorologistas do CGE, a tendência é de que as chuvas diminuam gradualmente na próxima hora. Entretanto, até o final do dia, novas instabilidades ocasionadas pela passagem de uma frente fria devem trazer novas chuvas para a Região Metropolitana.

O sol forte favoreceu a rápida elevação das temperaturas com máximas que chegaram aos 32ºC neste início de tarde.

A umidade relativa do ar entrou em declínio e atingiu valores próximos aos 35% em alguns pontos da Capital paulista. O calor e a aproximação de uma frente fria pelo oceano, já provocam chuvas isoladas em parte das Zonas Sul, Leste e Centro. Nas próximas horas as chuvas ganham força, atingindo a Grande São Paulo na forma de pancadas mais generalizadas.

Fim de semana

O sábado (23) deve apresentar muita nebulosidade e chuvas alternadas com períodos de melhoria ao longo do dia. O sol chega a aparecer entre muitas nuvens e os termômetros variam entre mínima de 20ºC e máxima de 28ºC. Há risco para formação de alagamentos, devido à continuidade das chuvas no período da tarde.

No domingo (24) o sol volta a predominar porque a frente fria se afastará do litoral paulista, favorecendo a elevação das temperaturas. As mínimas oscilam em torno dos 19ºC, e as máximas podem chegar aos 30ºC. Pancadas de chuva devem se concentrar no período da tarde.