Cristo Redentor abre à noite como teste para a Jornada Mundial da Juventude
Um dos principais cartões postais do Rio, o Cristo Redentor abriu nesta quinta-feira (30) pela primeira vez em sua história para a visitação noturna. O horário diferencial é um teste para o funcionamento do monumento por 24 horas durante a JMJ (Jornada Mundial da Juventude), quando a visitação deve bater o recorde.
Até o próximo dia 1º e também nos próximos dias 13 e 14, a organização da JMJ, o Parque Nacional da Tijuca e a Arquidiocese do Rio testam a visita noturna ao monumento. Nos cinco dias de JMJ, de 23 a 28 de julho, o Cristo funcionará 24 horas. O evento, que vai contar com a presença do papa Francisco, deve atrair 2,5 milhões de jovens à cidade.
O gerente de atos culturais da JMJ, Gustavo Ribeiro, diz que a organização espera bater o recorde de visitação diária ao monumento durante o funcionamento noturno. O recorde de visitação um dia no Cristo é de 11 mil pessoas, batido no dia 1º de janeiro de 2012.
"Hoje estamos fazendo os testes de iluminação, segurança, funcionamento dos estabelecimentos e reforço dos funcionários. Precisamos fazer esses testes para que os reparos que forem necessários sejam feitos antes da Jornada", disse Ribeiro.
Segundo o gerente, a organização diz esperar uma visitação media de 1.400 pessoas por hora durante a JMJ, capacidade máxima do monumento.
Para viabilizar isso os administradores do Cristo estão elaborando uma espécie de circuito para que os visitantes possam aproveitar toda a atracão. Isso será possível, explicou Denis Rivas, coordenador de uso público do parque, com a colocação de grades que vão direcionar os visitantes.
"O público vai seguir por esse alambrado como uma espécie de procissão, para que todos possam ver tudo", disse Rivas.
Apesar do frio e do vento no topo do Corcovado durante a primeira noite de visitação, o público parecia adorar a ideia do passeio noturno, que oferece como paisagem, além da vista da estátua do Cristo de perto, a cidade toda iluminada lá embaixo.
Por volta das 20h poucas pessoas ainda permaneciam no monumento por causa da ventania gelada.
"É lindo demais! Estamos fazendo muitas fotos pra colocar nas redes sociais", disseram as amigas Rafaela Muniz, 21, e Penha Santos, 20, turistas de Recife.
A aposentada Maria Aparecida Berloffo, 61, de Mogi das Cruzes (SP), disse que realizava um sonho ao visitar o monumento à noite.
"Já conhecia o Cristo, mas, quando vim a primeira vez fiquei sonhando como seria se fosse à noite", disse a aposentada.
Um dos mais animados com o passeio e também com a aproximação da JMJ era o argentino Marcelo Galeano, 23, voluntário da jornada. Ele trabalha há dois meses na organização na tradução de textos do português para o espanhol para ser publicado no site do evento.
Ele aproveitou a visita ao Cristo para gravar um vídeo para mandar para amigos e colegas de sua paroquia sobre a espera pela jornada.
"É muito legal fazer a tradução para o material da internet, que é primordial para a divulgação da jornada", disse o rapaz.
Durantes estes dias, o acesso ao Cristo Redentor e o funcionamento do Santuário, que normalmente operam até as 19h ficarão abertos até às 23h.
Os visitantes poderão ir pelo Trem do Corcovado, com ingressos a R$ 46 ou pelas vans credenciadas que saem do Largo do Machado com ingressos a R$ 19,26 na baixa temporada.
Além do horário estendido, nesta quinta o arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, celebro uma missa no local as 20h.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.