Topo

Justiça Federal aceita denúncia contra skinhead suspeito de racismo em Minas Gerais

Peret foi preso em Americana (SP) em abril - Divulgação
Peret foi preso em Americana (SP) em abril Imagem: Divulgação

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

06/06/2013 16h21

A Justiça Federal aceitou pedido do Ministério Público Federal (MPF) contra um ourives e outros dois homens suspeitos de disseminação de ódio racial pela internet, em ação que tramitará sob a responsabilidade da juíza Raquel Vasconcelos Alves de Lima, da 9ª Vara Federal Criminal.

Ao aceitar a denúncia do MPF, no dia 27 de maio deste ano, a magistrada decretou sigilo do processo, e, por conta disso, não há detalhes sobre a possibilidade da existência de outras acusações contra eles nem os nomes dos demais réus. Por sua vez, o promotor que cuida do caso, diante da medida tomada pela juíza, não autorizou o repasse de mais informações à imprensa.

A participação tanto do MPF quanto da Justiça Federal no caso se deu em razão de o suposto crime ter sido praticado pela internet, informou a assessoria do MPF. O UOL apurou que um dos nomes da ação é o do ourives Antônio Donato Badson Peret, 25, que ficou conhecido após ter postado foto no Facebook na qual supostamente enforca um morador de rua em Belo Horizonte.

Ele está preso na penitenciária de segurança máxima Nelson Hungria, em Contagem (região metropolitana de Belo Horizonte), desde abril deste ano. Peret foi preso no último dia 14 de abril, em Americana, interior de São Paulo, pela Guarda Municipal da cidade e em conjunto com policiais civis mineiros por causa de um mandado de prisão.

Peret justificou o ato de agressão contra o morador de rua afirmando que ele estaria usando crack perto de crianças em uma praça situada na Savassi, bairro nobre da capital mineira. Por causa da repercussão, Peret apagou a imagem de sua página no Facebook, mas ela se disseminou pela internet. “Quer fumar krakinho (sic) em meio a praça pública cheio de criança? Acho que não”, teria escrito Peret na legenda da foto.

Ele já havia sido preso quatro vezes por agressões e homofobia. Nos três primeiros casos, o acusado assinou termos circunstanciados de ocorrências no Juizado Especial Criminal e não foi condenado à prisão. A última e mais grave agressão do rapaz, porém, lhe rendeu processo criminal, em 2011.

Skinhead é preso em rodoviária no interior de São Paulo

Passagens

Segundo a Polícia Civil, o último registro policial envolvendo o suspeito aconteceu no feriado de 7 de setembro de 2011. À época, com 23 anos, Peret foi preso com um adolescente de 17 anos sob acusação de ter espancado com chutes e soco inglês um casal de homossexuais na Praça da Liberdade, um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte.

Anteriormente, no dia 15 de abril de 2011, ele e mais três pessoas foram detidos porque teriam desferido socos e pontapés em um jovem de 16 anos, também na região da Savassi. Por essa acusação de agressão contra o adolescente, ele e os demais vão comparecer a uma audiência de instrução e julgamento na 1ª Vara Criminal do Juizado Especial Criminal, no dia cinco de julho deste ano.

O UOL não conseguiu contato com advogado do acusado. No entanto, durante apresentação dele feita pela Polícia Civil, juntamente com mais dois suspeitos, no dia 16 de abril passado, Peret negou as acusações.