Topo

Criminosos aproveitam protesto no Rio para promover arrastões; Bope é chamado

Do UOL, no Rio

24/06/2013 20h55

Criminosos aproveitaram uma manifestação realizada em Bonsucesso, na zona norte do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (24), para promover uma série de arrastões pela região.

Homens do Bope (Batalhão de Operações Especiais), BPChoque (Tropa de Choque da PM) e da Força Nacional de Segurança foram chamados para reprimir os atos criminosos.

Pequenas quadrilhas, sendo algumas formadas por menores, assaltaram pedestres e motoristas que passavam pela avenida Brasil. Houve uma tentativa de fechamento da via para que os assaltantes pudessem agir com mais facilidade, mas a polícia conseguiu impedir.

Por volta das 20h30, o Bope chegou à favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, na altura de Bonsucesso, onde os homens da divisão de elite da PM tentam localizar os responsáveis pelos arrastões. Os policiais utilizam um veículo blindado na operação.

Manifestação no centro

A avenida Rio Branco, na região central da capital fluminense, teve o tráfego interrompido por causa da manifestação que ocupou a via entre as 17h e as 20h. Os cerca de mil manifestantes caminharam entre a Candelária e a Cinelândia portando cartazes com dizeres contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 37, que limita o poder de investigação do Ministério Público. Eles também reclamam da situação dos fundos de pensão de empresas que foram extintas, como a Vasp, a Varig e a Transbrasil.

Durante a manifestação, um homem foi detido por suspeita de roubar um celular. Ele foi contido por manifestantes, que tentaram linchá-lo. A PM, no entanto, interviu e levou o suspeito para a 5ª DP (Gomes Freire)

Cerca de 70 policiais militares acompanham a passeata, mas sem qualquer intervenção. A pista lateral da avenida Presidente Vargas também foi interditada, no sentido Candelária, a partir da avenida Passos. O desvio foi feito pela pista central.

Menores aproveitam protesto para fazer arrastão no Rio