Topo

Vandalismo atingiu lojas, bancos e equipamentos públicos em quatro quarteirões da zona sul do Rio

Felipe Martins

Do UOL, no Rio

18/07/2013 16h05

A manhã desta quinta-feira (18) foi de limpeza e levantamento de prejuízos por parte da prefeitura e comerciantes no Leblon, zona sul do Rio. Em pelo menos quatro quarteirões do bairro era possível passar em frente a algum estabelecimento danificado pela ação de manifestantes na noite dessa quarta-feira (17).

Garis da Comlurb (Companhia de Limpeza Urbana) intensificaram a limpeza no Leblon e em Ipanema, bairro da zona sul também afetado pelo confronto entre manifestantes e PMs. Segundo o órgão, 92 lixeiras foram danificadas durante a manifestação nos dois bairros.

Mapa dos protestos

  • Clique no mapa e veja onde aconteceram os principais protestos no Brasi até agora

Pelo menos cinco agências bancárias foram parcialmente destruídas e funcionavam nesta manhã com caixas eletrônicos danificados e vidros quebrados. Em uma loja da grife Toulon, na rua Ataulfo de Paiva, funcionários contabilizavam os prejuízos. De acordo com a loja, cerca de 80% do estoque foi perdido em razão dos saques, manequins foram queimados, e parte do mobiliário, quebrado.

De acordo com a prefeitura, 16 painéis publicitários afixados em abrigos de pontos de ônibus e um vidro de relógio eletrônico foram quebrados. Oito bicicletas do sistema Bike Rio foram danificadas, e uma estação, pichada.

Calçadas em pedras portuguesas

Agentes da Secretaria Municipal de Conservação realizaram vistorias na manhã desta quinta-feira nas ruas do Leblon e de Ipanema e identificaram trechos danificados de calçadas em pedras portuguesas na Delfim Moreira, Ataulfo de Paiva e Aristides Espínola.

SÍMBOLO

  • Arte UOL

    Eu também iria às ruas , diz criador de
    máscara sobre manifestações no Brasil

As equipes da Coordenadoria Geral de Conservação iniciaram os reparos, e a previsão é de que os serviços sejam concluídos até esta sexta-feira (19).

A reportagem do UOL procurou ainda a TV Globo, que teve o vidro da porta principal do prédio administratvo no Leblon destruído por manifestantes. A Central de Comunicação da Globo ainda não soube precisar o prejuízo causado pelos que protestavam contra a emissora.