Topo

Manifestantes pedem tarifa zero em pedágio do Espírito Santo; governo relata atos de vandalismo

Ana Paula Rocha

Do UOL, em São Paulo

19/07/2013 11h29Atualizada em 19/07/2013 15h38

Uma manifestação com cerca de 300 pessoas que pediam tarifa zero na praça de pedágio Terceira Ponte, entre Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo, passou por diversos pontos da capital do Estado nesta sexta-feira (19). O protesto deixou pelo menos dois policiais militares feridos e teve depredação da praça de pedágio e do palácio Anchieta, sede do governo estadual. As informações são da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Os manifestantes bloquearam por pelo menos quatro horas as avenidas Jerônimo Monteiro e Princesa Isabel, no centro de Vitória. As vias foram liberadas por volta das 15h30, após o Batalhão de Missões Especiais da Polícia Militar (BME) jogar bombas de efeito moral contra as pessoas que participavam do protesto. Os manifestantes permaneceram em grupos dispersos nas proximidades do palácio Anchieta, mas, por volta das 16h30, já haviam se dispersado, ainda de acordo com a Sesp.

Manifestação passou por vários prédios públicos

Segundo a secretaria, o grupo começou a manifestação às 6h30 em frente à Assembleia Legislativa do Estado, no bairro de Enseadá do Suá, de onde seguiu para o prédio do Tribunal de Contas estadual, na mesma região. Por volta das 8h chegaram à praça de pedágio, onde houve depredação de pelo menos cinco cabines. Pelo menos até as 11h desta sexta, as cancelas ainda estavam liberadas, de acordo com a Arsi (Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária).

Ainda conforme a Sesp, por volta das 9h40 o grupo chegou ao palácio do governo do Estado, o Palácio Anchieta, na região central da cidade. Alguns participantes teriam jogado pedras contra o prédio, quebrando janelas. O BME da Polícia Militar teria revidado de dentro do palácio usando bombas de efeito moral.  

Após a atuação da PM os manifestantes seguiram para o palácio Fonte Grande, onde ficam secretarias do governo do Espírito Santo. Foi registrado vandalismo na portaria do local, em lojas e em pelo menos três agências bancárias.

A Sesp não informa a quantidade de policiais envolvidos na operação.

A praça de pedágio da Terceira Ponte já foi palco de outros protestos, que levaram à redução das tarifas cobradas.