Topo

Rio Grande do Sul entra em alerta laranja devido a frio intenso que se aproxima

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

20/07/2013 09h25

A previsão de frio intenso nos próximos dias no Rio Grande do Sul está fazendo com que a Defesa Civil do Estado monitore de perto o avanço do pulso polar e emita alertas para as cidades do interior do Estado.

"Estamos em alerta laranja [numa sequência que vai do amarelo, de atenção, ao vermelho, de perigo]. As prefeituras devem ficar atentas. Em relação ao dano, é por conta das geadas, que devem atingir zonas de agricultura", disse o major Ben-Hur Pereira da Silva, da Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

Nessa sexta-feira (19), a informação que estava sendo repassada às coordenadorias regionais do órgão é de atenção com as baixas temperaturas que se aproximam, especialmente no noroeste, norte e nordeste gaúchos.

Além de destacar o cuidado especial à população vulnerável e de rua, a Defesa Civil informa que as cidades precisam ficar atentas à possibilidade de geadas, que podem prejudicar plantações e colocar em risco a vida de animais.       

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), e secretários municipais se reuniram ontem para discutir ações a serem tomadas diante o frio, que, segundo a meteorologia, pode ser de 0ºC na cidade, neste domingo (21).

"As equipes da prefeitura estão mobilizadas para atuar de forma integrada. Todos os esforços estão dedicados para que a população que mais precisa conte com atendimento nas áreas essenciais, a fim de minimizar os impactos das baixas temperaturas", disse Fortunatti.

Na rede municipal de saúde está previsto o reforço de profissionais nas unidades de pronto atendimento para diminuir o tempo de espera pelas consultas. Além disso, espera-se o acréscimo de leitos pediátricos no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas e a ampliação do horário noturno em unidades básicas de saúde.

Conforme a administração municipal, a Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania) também trabalhará com o aumento de vagas nos albergues e na intensificação a abordagens aos moradores de rua.

Previsão

Todo o território gaúcho irá experimentar marcas muito baixas, que já começaram a ser registradas nesta sexta-feira, e devem se prolongar pela próxima semana.

Embora admitam que seja cedo para uma previsão de neve confiável no Rio Grande do Sul, os meteorologistas têm se baseado em diferentes modelos de estudos que indicam chance de gelo nos três Estados do Sul a partir de domingo. A informação é do meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, da empresa MetSul.

Além do ar gelado esperado para o fim de semana - que já provoca neve no Uruguai e na Argentina -, há expectativa de vento forte no início da próxima semana, que diminuirá ainda mais as sensações térmicas.

Nachtigall disse acreditar que poderá fazer -6ºC a -8ºC nos Campos de Cima da Serra, no nordeste do Rio Grande do Sul, na primeira metade da semana que vem, e marcas ao redor de 0ºC e negativas em quase todo o Estado, inclusive em Porto Alegre. "Será um evento extremo em que até as tardes serão geladas."