Topo

Temperaturas no Brasil variam quase 35ºC no início da tarde desta segunda

Neve cai na cidade de São Joaquim, em Santa Catarina (à esquerda), enquanto banhistas aproveitam o sol na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira (22); temperaturas no Brasil variam quase 35ºC no mesmo dia - Anselmo Nascimento/Mural/Futura Press e Luiz Gomes/Futura Press
Neve cai na cidade de São Joaquim, em Santa Catarina (à esquerda), enquanto banhistas aproveitam o sol na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira (22); temperaturas no Brasil variam quase 35ºC no mesmo dia Imagem: Anselmo Nascimento/Mural/Futura Press e Luiz Gomes/Futura Press

Do UOL, em São Paulo

22/07/2013 13h19Atualizada em 22/07/2013 14h36

O Sul do Brasil está enfrentando uma das piores frentes frias da década, mas outras regiões do Brasil estão passando por um inverno bem quente. Enquanto a cidade de Valença do Piauí (PI) registrou 34,5ºC ao meio dia, São Joaquim (SC) estava com temperatura de -0.3ºC, segundo dados das estações meteorológicas automáticas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A cidade catarinense decretou estado de emergência devido ao frio.

O Rio de Janeiro é um dos Estados que conta com Sol e calor nesta segunda-feira (22): em Xerém, a temperatura estava 27,8º ao meio dia, e na capital,  28,7º. Em Vitória (ES), os termômetros marcavam 30ºC. No Estado de Mato Grosso, São Félix do Araguaia marcou 34,1ºC, e Querência, 34,4ºC . 

Já no Rio Grande do Sul, a temperatura das cidades de Vacaria e Soledade estava 4,1ºC; e em São José dos Ausentes (RS), 4ºC. Em Santa Catarina, 19 cidades registram neve. Em Novo Horizonte estava 1,5ºC; Curitibanos, 0.8ºC; e o Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, -0,2ºC.

Calor no Rio de Janeiro

De acordo com a Somar Meteorologia, a semana começa com predomínio do sol sobre a maior parte do Rio de Janeiro, devido a influência de uma massa de ar seco. Tarde de calor em todo o Estado, com máxima que chega aos 31ºC na capital. Atenção, a previsão é para ressacas com ondas de até 3m de altura.

"Apenas no fim do dia, há o aumento da nebulosidade e previsão de pancadas de chuva em pontos isolados do Sul fluminense e cidades mais próximas de São Paulo", comenta Patricia Vieira, meteorologista da Somar. 

Na terça-feira (23), o tempo muda em todo o Estado. Uma frente fria avança pelo Rio de Janeiro ao longo do dia e deixa o céu mais nublado e com condição para chuva a qualquer momento. Apesar da previsão de chuva, não são esperados grandes volumes acumulados, embora ela possa vir acompanhada de descargas elétricas em alguns pontos. As temperaturas entram em declínio e a sensação de frio aumenta, com máxima que não passa dos 25ºC. Previsão de ressacas com ondas de até 3 metros de altura.

Na quarta-feira (24), a frente fria já se afasta do Estado, mas os ventos mais úmidos que sopram do oceano mantêm a nebulosidade e condição para chuvas fracas ao longo do dia em todo o território fluminense. As temperaturas seguem baixas e no sul do Estado até mesmo a tarde será com sensação de frio, máxima de 19ºC na capital. Na quinta-feira (25), uma nova frente fria chega ao Rio de Janeiro e provoca chuvas fortes e temporais com ventos que podem chegar a 50 quilômetros por hora, principalmente no Sul do Estado.

SP pode ter temperatura mais baixa da década 

O avanço de uma frente fria sobre São Paulo mantém o tempo instável no Estado nesta segunda-feira (22) e há previsão de chuva forte sobre o Vale do Ribeira e litoral sul no decorrer do dia. Na Grande São Paulo, as precipitações (de fraca a moderada) chegam a partir do fim da tarde e ganham intensidade na próxima madrugada.

Nos últimos dias, apesar das chuvas, o tempo na região ficou abafado. Mas a condição muda nos próximos dias. Se hoje a mínima ficou na casa dos 17°C e a máxima chega aos 23°C na capital, a terça-feira começa com termômetros na casa dos 8°C e não passam dos 14°C ao longo do dia.

E a população pode preparar os cobertores e casacos para a quarta-feira (24). Segundo previsão da Somar, a cidade de São Paulo pode ter a menor temperatura dos últimos 10 anos, com mínima abaixo 6°C e sensação de apenas zero grau. Segundo dados do Inmet, foi em agosto de 2003 que os termômetros chegaram nesse patamar, com mínima de 5,9°C. 

Em agosto de 2011 a Capital registrou 6°C, em setembro de 2006 fez 6,2°C e em julho de 2007 os termômetros marcaram 6,4°C. O menor valor da história registrado pelo Inmet em São Paulo é de 0,8°C em julho de 1994, mas os termômetros do Horto Florestal já registraram -1,8°C em junho de 1971.