Topo

Incêndio em depósito na zona leste de São Paulo durou mais de 24 horas

Do UOL, em São Paulo

01/08/2013 08h37Atualizada em 01/08/2013 13h59

Um incêndio em depósito comercial na Mooca, zona leste de São Paulo, na rua Clark, durou mais de 24 horas. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 10h de quarta-feira (31), e até as 11h desta quinta-feira (1º) dez carros da corporação ainda combatiam as chamas. Por volta das 13h, o fogo foi controlado e teve início a operação de rescaldo dos destroços para evitar o surgimento de novos focos.

No local funciona um depósito de três andares da loja Armarinhos Fernando. A grande quantidade de material inflamável estocado dificultou a contenção das chamas.

De acordo com os Bombeiros, não há registro de vítimas civis. Um cabo da corporação de Itaquera, que apoiava a ocorrência, teve uma fratura no punho direito, mas foi medicado e liberado.

Ainda na quinta-feira, 350 moradores de dois prédios vizinhos foram orientados a deixar os apartamentos para evitar contaminação pela fumaça. A restrição não é mais necessária. Ruas da região seguiam interditadas nesta manhã.

O depósito tem aproximadamente 7.000 metros quadrados.

Cerca de 30 funcionários estavam no local e todos conseguiram deixar o prédio ilesos, segundo a Folha. Ainda não há informações sobre como o incêndio começou.

Segundo a assessoria de imprensa da rede Armarinhos Fernando, as instalações "estão de acordo com as normas vigentes". Ainda não há cálculo do prejuízo.

Segundo os bombeiros, mais de 76 homens e 22 carros foram empregados na tentativa de controlar as chamas no galpão durante a quinta-feira.

Em janeiro deste ano, o local já havia sido atingido por outro incêndio.

Explosões durante a noite

Os moradores de imóveis vizinhos que optaram por permanecer em casa durante a noite, como o advogado Carlos Alberto Beatriz, 52, ouviram explosões.

"Apesar de os bombeiros terem controlado o incêndio, ainda há muito material inflamável. Alguns materiais, como vidros de esmaltes, foram lançados para o meu prédio", afirmou.

Outros moradores reclamaram de vidros de janelas quebrados por causa do calor e batentes de plástico derretidos. "O principal problema é que é a segunda vez que isso acontece, então é preciso tomar uma providência", disse o aposentado Miguel Fernandes, de 72 anos.

Segundo o coordenador da defesa civil da Mooca, Francisco de Almeida Dias, o playground do Condomínio Edifício Verona, na Rua Clark, teve de ser interditado, pois há risco de desabamento da parede, que é colada ao galpão. "Engenheiros irão ao local ainda hoje para avaliar a situação do muro. Os outros prédios vizinhos foram todos liberados." (Com Estadão Conteúdo)