Topo

Vídeo divulgado pela polícia mostra sequestro de bebê no Rio; mãe é assassinada

Suspeita de sequestrar bebê e assassinar mãe da criança tentava pegar um ônibus em direção a Santa Cruz, segundo informações de testemunhas - Reprodução/TV Globo
Suspeita de sequestrar bebê e assassinar mãe da criança tentava pegar um ônibus em direção a Santa Cruz, segundo informações de testemunhas Imagem: Reprodução/TV Globo

Paula Bianchi

Do UOL, no Rio

06/08/2013 12h21

A Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Rio de Janeiro divulgou na noite desta segunda-feira (5) imagens de câmeras de segurança que mostram a ação de uma mulher suspeita de sequestrar um bebê de apenas 12 dias, no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste da cidade.

A mãe de Jenifer da Silva Araújo, identificada como Diana Oliveira Silva, foi encontrada morta pouco depois do sequestro em um matagal na favela do Terreirão, situada no mesmo bairro. A criança está desaparecida. Os crimes teriam sido cometidos, segundo a Polícia Civil, por volta das 13h de segunda.

O vídeo foi obtido por meio do circuito interno de duas estações do BRT (Bus Rapid Transit) Transoeste. Uma mulher ainda não identificada aparece com o bebê no colo antes de pegar um ônibus na estação Recreio Shopping. Em seguida, a suspeita desembarca na estação Notre Dame, ainda carregando a criança.

Testemunhas afirmaram à polícia que ela tentava chegar ao bairro de Santa Cruz, também na zona oeste. A Divisão de Homicídios informou que, antes do crime, Diana havia ido com a filha, pela manhã, ao Centro Municipal de Saúde Harvey Ribeiro de Souza Filho, no Recreio, para receber orientações sobre amamentação.

Uma das três testemunhas ouvidas pela equipe da Divisão de Homicídios disse ter visto uma mulher suja de terra com o bebê de Diana na área do BRT próxima ao posto. Ainda não há indícios sobre a motivação dos crimes, de acordo com o delegado Rivaldo Barbosa.

Asfixia

O corpo de Diana foi encontrado com um pano junto ao pescoço e com as mãos amarradas para trás. A perícia constatou que ela morreu por asfixia, o que indica que a vítima teria sido enforcada.

Na versão inicial da Polícia Civil, Diana entregou a filha a uma mulher que estava nas imediações do posto de saúde, mas ainda não se sabe se ela fez isso voluntariamente ou sob ameaça.

Uma das hipóteses consideradas é a de que a mãe teria escolhido aleatoriamente uma mulher a quem pediu para segurar o bebê enquanto ia ao banheiro. Outra se baseia na afirmação de uma vizinha de Diana, que contou à polícia ter visto uma mulher "abraçando a Diana como se estivesse armada".

Segundo essa versão, portanto, a mulher teria rendido Diana com a intenção de sequestrar sua filha. (Com Estadão Conteúdo)