Topo

Ex-chefe de PM assassinada na zona norte de SP é afastado para tratamento médico

Do UOL, em São Paulo

14/08/2013 15h20

O comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo informou, nesta quarta-feira (14), que o tenente-coronel Wagner Dimas foi afastado das funções na chefia do 18º Batalhão da 1ª Companhia, na Freguesia do Ó (zona norte de SP), para tratamento de saúde. Dimas era o chefe da cabo Andréia Pesseghini, 36, uma das cinco vítimas da chacina ocorrida na Vila Brasilândia na semana passada.

Em nota de esclarecimento divulgada hoje à tarde, a PM informou que o tenente-coronel “se encontra em tratamento de saúde, inscrito no Programa de Apoio ao Policial Militar, a pedido do próprio oficial”.

Mais cedo, reportagem da Folha de S.Paulo informara que o PM havia sido transferido do comando do batalhão. 

Na semana passada, Dimas voltou atrás em declarações dadas à rádio Bandeirantes nas quais informara que a cabo teria denunciado policiais do batalhão envolvidos em esquema de roubo e caixas eletrônicos. Ele também havia dito não acreditar que o filho da PM e do sargento da Rota Luís Marcelo Pesseghini, 40, o estudante Marcelo Bovo Pesseghini, 13, tivesse sido o autor das mortes –hipótese central defendida nas investigações.

À Polícia Civil e à Corregedoria da PM, o PM não confirmou a versão.

    “É importante destacar que a nomeação ou remoção de um comandante de batalhão se dá apenas por meio de ato do secretário estadual de Segurança Pública, publicado em 'Diário Oficial' do Estado”, diz trecho da nota.

    Também segundo a reportagem, a cabo teria sido convidada por PMs a participar de um roubo de caixa eletrônico e teria informado seu superior à época, o capitão Fábio Paganotto, então comandante da 1ª Companhia do 18º batalhão, sobre o fato. Paganotto tentou apurar o fato e acabou transferido, posteriormente, para o 9º batalhão.

    De acordo com a nota da polícia, a transferência de Paganotto “ocorreu em 15 de dezembro de 2011 e a motivação não tem qualquer relação com a suposta denúncia (...). A mudança de posto do capitão ocorreu por motivo das transferências que ocorrem normalmente nas datas de promoções de oficiais – 15 de dezembro, 24 de maio e 25 de agosto”, completou a nota.