Topo

Trânsito: Após ação da polícia, manifestantes liberam pista local do sentido Castello Branco da marginal Pinheiros, em SP

Marivaldo Carvalho

Do UOL, em São Paulo

23/08/2013 19h43Atualizada em 23/08/2013 21h30

Após a ação da polícia, que chegou a lançar bombas de efeito moral, o grupo de manifestantes da tática Black Bloc que bloqueava todas as faixas da pista local da marginal Pinheiros no sentido da rodovia Castello Branco, na zona oeste de São Paulo, na altura do edifício-sede da Editora Abril, se dispersou e liberou a via por volta das 21h15.

Os policiais agiram contra o grupo por volta das 20h50, após alguns dos manifestantes atirarem pedras contra o prédio da empresa --e, supostamente, ter atingido uma viatura policial.

Policiais militares --inclusive uma equipe do Batalhão de Choque e um helicóptero Águia--, e agentes de trânsito acompanham a manifestação.

Anteriormente, o único momento de violência aconteceu quando um manifestante não-identificado lançou uma pedra contra o para-brisa de um automóvel Honda Civic, que esteva exposto em uma concessionária da marca japonesa na av. Eusébio Matoso.

Antes disso, os protesto, que pede a democratização dos meios de comunicação e tinha como destino a sede da editora Abril--, passou pelas avenidas Brigadeiro Faria Lima e Eusébio Matoso, também na zona oeste da capital paulista.

A manifestação começou com uma concentração --que durou das 17h às 19h15--, no largo da Batata, no bairro de Pinheiros.

Por volta das 21h30 desta sexta-feira (23), o motorista enfrentava 32 km de vias congestionadas na cidade de São Paulo.