Topo

Corpo de Bombeiros nega existência de chamado no Piauí

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

28/08/2013 20h15

O Corpo de Bombeiros do Piauí não recebeu qualquer chamado para atender ocorrência de incêndio em Canto do Buriti (a 393 km de Teresina), onde teria ocorrido um foco, na tarde desta quarta-feira (28), causador de um apagão no Nordeste.

Segundo o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jose Leonardo Drummond, informou que não houve chamados de socorros nesta tarde na região. "Essa cidade fica a aproximadamente 500 km daqui, de Teresina, e a 240 km de Floriano, onde tem o quartel maus mais próximo. Entrei em contato com lá e fui informado que não chegou nenhum pedido de socorro por incêndio", disse ao UOL.

Você Manda

Sua cidade foi afetada pelo apagão? Você foi prejudicado de alguma maneira e fez um registro? Envie fotos para vocemanda@uol.com.br

Segundo o coronel, as queimadas são comuns em Canto do Buriti, que fica na região central do Piauí.
"Essa época do ano é muito seco aqui, e incêndios são comuns nessa região. Porém, sobre esse caso específico, ficamos sabendo pela televisão", afirmou.

Nesta quinta-feira (29), Drummond informou que deverá ser reunir com o comando da corporação para definir se haverá alguma ação específica na região para tentar conter novos possíveis incêndios.

O UOL também fez contato com a emissora de rádio do município e com o Batalhão da Policia Militar, que informaram não ter tido informação, durante a tarde, de incêndios na região. A PM no município informou que já está apurando a informação. As ligações para a delegacia da cidade não foram atendidas.

Causa

Em entrevista coletiva nesta tarde, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e  o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informaram que a interrupção no fornecimento de energia que atingiu a Região Nordeste foi causada por uma queimada em uma fazenda Santa Clara, em Canto do Buriti, que resultou no desligamento de linhas de transmissão.

“A linha passa na Fazenda Santa Clara. Houve desligamento inicial às 14h58, foi recomposta em seguida, mas logo depois uma nova incidência fez com que perdêssemos toda a carga do Nordeste. Quarenta minutos depois, já tínhamos o reinício da ligação das cargas em todas as capitais”, disse o ministro. (Com Agência Brasil)