Topo

Bombeiros localizam nono corpo em desabamento em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

29/08/2013 07h51Atualizada em 29/08/2013 08h46

O Corpo de Bombeiros encontrou, na manhã desta quinta-feira (29), o corpo da nona vítima de um prédio em construção que desabou no bairro de São Mateus, na zona leste de São Paulo, na última terça-feira (27).

Segundo os bombeiros, o corpo encontrado por volta das 7h15 é do pedreiro Claudemir Viana de Freitas, 28, natural do Maranhão. De acordo com a "Globo News", a mulher de Freitas está grávida de dois meses.

Nesta manhã, as equipes de resgate trabalham na busca de outra pessoa que estaria embaixo dos escombros.

Outros oito corpos já foram retirados do local onde estava sendo construído um prédio de dois pavimentos, que abrigaria uma loja de roupas, e 26 trabalhadores foram resgatados com ferimentos leves, moderados e graves. Não há previsão para que os trabalhos sejam encerrados.

Bombeiros resgatam corpo da nona vítima de desabamento

Prefeitura deveria lacrar obra

O promotor de habitação e urbanismo José Carlos de Freitas, responsável pelo inquérito do desabamento do prédio em São Mateus, afirmou na quarta-feira (29), que era de responsabilidade da prefeitura lacrar a construção. Em entrevista a BandNews FM, Freitas disse que era papel dos agentes públicos ter emparedado a obra antes da tragédia.

O prédio que estava em construção na avenida Mateo Bei, na zona leste de São Paulo, desabou na manhã desta terça-feira, causando a morte de oito pessoas e deixando 26 feridas. Uma pessoa ainda está desaparecida. A maioria dos mortos é de funcionários vindos de cidades do Estado do Maranhão. A Defesa civil liberou na noite desta quarta três residências próximas ao desabamento que estavam interditadas, mas mantém um estabelecimento comercial e duas outras casas lacradas, de acordo com a Band News TV.

Construção que desabou fica na zona leste de SP

Em março e abril deste ano, a subprefeitura de São Mateus multou e embargou a obra. Mas a construção continuou e o terreno foi alugado para o Magazine Torra Torra, que abriria uma loja no local.

A rede de lojas, no entanto, declarou não ter relação com a obra, mas o advogado do proprietário do terreno afirmou que a empresa de engenharia contratada pelo magazine teria feito escavações que causaram problemas na estrutura do prédio.

Embora o Torra Torra afirme que a empresa de engenharia não tivesse alterado o projeto, o prédio que ruiu tinha dois pavimentos, um a mais do que o apresentado na planta da obra, segundo a administração municipal informou nesta quarta-feira. 

Segundo o promotor, a prefeitura ‘abandonou no último ano a prática de emparedar obras irregulares’. E, por isso, o proprietário do prédio, Mostafa Abdallah Mustafa, a construtora Salvatta Engenharia e a Prefeitura de São Paulo deverão ser responsabilizados pela tragédia.

Mortos e feridos

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo divulgou a lista com os nomes dos mortos na tragédia: 

Marcelo de Sousa Rodrigues, 22 anos, natural de Barra do Corda (Maranhão)
Ocirlan Costa da Silva, 19 anos, natural de Mirador (Maranhão)
Antônio Carlos Carneiro Muniz, 36 anos, natural de Grajaú (Maranhão)
Raimundo Barboza de Souza, 38 anos, natural de Imperatriz (Maranhão)
Leidiano Teixeira Barbosa, 27 anos, natural de Barra do Corda (Maranhão)
Felipe Pereira dos Santos, 20 anos, natural de Imperatriz (Maranhão)
Raimundo Oliveira da Silva, 29 anos, natural de Itaguatins (Tocantins)
José Ribamar Soares do Nascimento, 20 anos (sem a naturalidade)
Claudemir Viana de Freitas, 28 anos (Maranhão)

Vídeo registra exato momento de desabamento em São Paulo

Dos 17 feridos atendidos pelo Samu-SP, que foram encaminhados para hospitais da região, oito já receberam alta. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os dois pacientes levados ao Hospital Geral de Sapopemba já foram liberados. Dos outros dois levados ao Hospital Geral de São Mateus, um passou por cirurgia e está com quadro de saúde estável e outro recebeu alta. Outros dois levados ao Hospital Municipal de Cidade Tiradentes e três ao Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio (Tatuapé) também receberam alta, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Os nomes não foram revelados.

Os demais feridos foram encaminhados ao Hospital Santa Marcelina, em Itaquera, na zona leste, um em estado grave. O hospital informou o nome dos pacientes internados:

Ralisson Teixeira Silva, 22 anos, permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em estado grave. O paciente deu entrada em estado crítico, com múltiplas fraturas, passou por procedimento cirúrgico e respira sem ajuda de aparelhos. Não há previsão de alta.

Francisco Diego Borges Vasconcelos, 21 anos, permanece internado, em estado estável. O paciente sofreu múltiplas fraturas de crânio e face, sem indicação cirúrgica no momento e segue em observação neurológica. Não há previsão de alta.

Antônio Nilson Teixeira, 31 anos, permanece internado, em estado estável. Ontem foi submetido a tratamento cirúrgico para fratura exposta de tíbia e hoje realizou procedimento cirúrgico para tratamento de fratura de coluna. Não há previsão de alta.

Rubens Antônio de Oliveira, 44 anos, permanece internado, em estado estável. O paciente sofreu fratura luxação de tornozelo e com procedimento cirúrgico agendado para amanhã. Não há previsão de alta.

Três dos 25 sobreviventes no desabamento já foram ouvidos pelo delegado Luiz Carlos Uzelin, responsável pelo inquérito policial do caso.

No depoimento, eles informaram que, no momento do acidente, todos estavam no térreo do edifício e iam trabalhar no reforço da estrutura inferior do prédio.

"Eles apontaram que a obra não tinha sustentação para suportar o peso. Foi feito um estudo para reestruturar a obra", disse o delegado.