Topo

Manifestantes e PM entram em confronto em protesto no Rio; oito são presos

Manifestante vestido de Batman foi detido por desobediência civil - Reynaldo Vasconcelos/Futura Press
Manifestante vestido de Batman foi detido por desobediência civil Imagem: Reynaldo Vasconcelos/Futura Press

Felipe Martins

Do UOL, no Rio

25/09/2013 22h20Atualizada em 25/09/2013 22h54

Policiais militares e manifestantes entraram em confronto na noite desta quarta-feira (25) em protesto no centro do Rio de Janeiro.  Oito pessoas foram presas e levadas para delegacias da região. A manifestação reuniu cerca de 150 pessoas que protestavam contra a proibição do uso de máscaras nos atos. A maioria dos manifestantes era do grupo black bloc e da FIP (Frente Independente Popular).

O protesto começou em frente ao Ministério Público, na avenida Marechal Câmara.  Quando o grupo seguia em direção à Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), os policiais militares usaram de cassetetes e de armas de choque (tasers) para impedir o bloqueio das vias pelos manifestantes. Os agentes da PM também detiveram pessoas que usavam máscara no protesto.

Um dos detidos, identificado como Eron Mello, estava no protesto fantasiado com o traje do personagem Batman. Ele foi levado no carro por agentes do 5º BPM (Centro) à 5ª DP (Gomes Freire) autuado pelo crime de desobediência civil. Ele foi liberado e em seguida voltou ao ato. Outros cinco presos foram levados à 1ª DP (Praça Mauá) para averiguações e também liberados.

Diante da Alerj, alguns manifestantes queimaram cópias da Constituição, segundo o grupo, uma representação da inconstitucionalidade da lei sancionada pelo governador Sergio Cabral (PMDB) que proíbe o anonimato.

O trânsito ficou complicado no centro com a interdição de vias importantes.  As ruas Primeiro de Março e da Assembleia chegaram a ser fechadas ao trânsito e a avenida Presidente Antônio Carlos foi parcialmente interditada.