Tumulto no Círio de Nazaré em Belém deixa feridos, diz rádio
Um tumulto durante a cerimônia do Círio de Nazaré, em Belém, deixou feridos na manhã deste domingo (13), segundo a rádio CBN.
A confusão ocorreu quando a corda de 400 metros, usada para levar a berlinda com a imagem da santa, foi cortada por fiéis que portavam facas e estiletes, ferindo com cortes algumas pessoas que estavam ao redor, afirmou o Corpo de Bombeiros à rádio. Não foi informado o número de feridos.
Pelo menos 5.000 pessoas se aglomeravam ao redor da corda, por isso, além de serem cortadas, algumas pessoas caíram com o rompimento, entre elas algumas mulheres e crianças. Ainda segundo a rádio, ninguém se feriu gravemente.
A Cruz Vermelha atendeu mais de 400 pessoas que passaram mal durante o evento, a maioria por desmaios pelo calor e pela aglomeração, segundo a Globo News.
Ainda de acordo com a CBN, o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) apontou a participação de 2,1 milhões de pessoas na romaria na capital paraense, que simboliza a Nossa Senhora de Nazaré, patrona oficial do Estado.
A grande procissão do Círio de Nazaré começou por volta das 6h deste domingo, após missa realizada na Catedral de Belém. Ontem foi apresentado o manto que veste a imagem da Virgem durante as procissões.
A primeira e maior romaria da festividade começou na manhã desta sexta-feira e está percorrendo a região metropolitana de Belém. O encerramento será no início da noite de hoje, na Igreja Matriz do município de Ananindeua.
A história do evento data de 1.700, quando a imagem da Nossa Senhora de Nazaré teria sido encontrada às margens do igarapé Murutucú, onde hoje fica a Basílica. Em 1.793, ocorreu a primeira procissão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.