Topo

Temporal causa danos em 14 cidades do PR; município do sudoeste registra tornado

Cobertura de quadra em escola de São Miguel do Iguaçu (600 km de Curitiba) foi arrancada pelos ventos - Divulgação/Prefeitura de são Miguel do Iguaçu
Cobertura de quadra em escola de São Miguel do Iguaçu (600 km de Curitiba) foi arrancada pelos ventos Imagem: Divulgação/Prefeitura de são Miguel do Iguaçu

Rafael Moro Martins

Do UOL, em Curitiba

22/10/2013 12h16Atualizada em 22/10/2013 15h01

Temporais que atingiram o Paraná na segunda-feira (21) à noite causaram estragos em 14 cidades e afetaram 28 mil pessoas, informa a Defesa Civil Estadual. O Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) confirmou no fim da manhã desta terça (22) que um tornado atingiu a zona rural de Chopinzinho (405 km a oeste de Curitiba). Não houve feridos.

Curitiba foi a cidade mais afetada, com 7 mil casas danificadas. Na capital, os ventos chegaram a 54 km/h. “Mas registramos até 79 km/h em Fazenda Rio Grande (município ao Sul de Curitiba, na região metropolitana)”, afirmou a meteorologista Sheila Paz.

A Defesa Civil da capital recebeu 204 pedidos de lonas para cobrir casas destelhadas, principalmente em bairros da região sul. Uma estação meteorológica em Araucária (região metropolitana) registrou 38 mm de chuvas, na segunda.

Reserva do Iguaçu (369 km a oeste de Curitiba) e São Miguel do Iguaçu (600 km a oeste da capital) também tiveram danos expressivos, com 210 e 200 casas danificadas, respectivamente, por ventos de cerca de 100 km/h.

Em boletim divulgado às 12h30, a Defesa Civil Estadual informou que 35 pessoas em Xambrê (30) e São Miguel do Iguaçu (5) permaneciam desalojadas (tiveram de sair de suas casas mas não precisam de abrigos públicos).

Tornado

"Houve tempestades em todo o Paraná, por conta da chegada de uma frente fria. Pelo radar meteorológico, vimos sinais de um tornado na região sudoeste, que se confirmou nessa manhã com relatos de uma rádio de Chopinzinho”, explicou a meteorologista Sheila Paz.

Ao UOL, a Defesa Civil do município de cerca de 20 mil habitantes informou que moradores da Linha Santa Maria, na zona rural, foram surpreendidos por fortes ventos em forma de funil, que destruíram uma residência e um galpão. Não houve feridos.

“Não há estação meteorológica ali, mas certamente foram ventos de mais de 100 km/h”, disse Sheila.

O Simepar registrou rajadas de 119,5 km/h em Marechal Cândido Rondon e de mais de 100 km/h em Guarapuava, Dois Vizinhos e Icaraíma.

Energia elétrica

A Copel (Companhia Paranaense de Energia) informou que 116,5 mil casas ficaram sem luz em Curitiba, região metropolitana e litoral do Estado – apenas na capital, foram 40 mil. A situação estava praticamente normalizada por volta das 11h desta terça: apenas 80 domicílios seguiam sem energia elétrica.

Por volta das 21h da segunda, a estatal registrou 145 mil casas sem luz em todo o Paraná.