Topo

Com sensação térmica de 50 °C, bairros do Rio enfrentam falta d'água e de luz

 Termômetro registra 40°C na manhã desta terça-feira (12) na orla de Ipanema - Alessandro Buzas/Futura Press/Estadão Conteúdo
Termômetro registra 40°C na manhã desta terça-feira (12) na orla de Ipanema Imagem: Alessandro Buzas/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, no Rio

12/11/2013 14h37

Enquanto os termômetros registram até 41 °C, com sensação térmica de 50 °C, no Rio de Janeiro nesta terça-feira (12), moradores de três bairros da zona oeste da cidade sofrem pelo quarto dia consecutivo com a falta de água, por conta do vazamento de uma adutora da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), em Campo Grande. Bairros das zonas oeste e norte da capital fluminense e de cidades da Baixada Fluminense também estão sem luz.

De acordo com o COR (Centro de Operações da Prefeitura do Rio), a temperatura de 41,8°C e a sensação térmica nove graus Celsius maior, recordes na primavera deste ano, foram registradas pelo sistema Redemet em Jacarapeguá, na zona oeste, às 13h.

A previsão é que a temperatura alcance 42°C durante a tarde. No fim do dia, no entanto, a aproximação de uma frente fria deve mudar as condições de tempo. Há previsão de pancadas de chuva acompanhadas de rajadas de vento moderado e trovoadas.

O incidente ocorreu na tarde do último sábado (9) e inundou casas, causando apreensão na população. Trata-se do mesmo local onde um rompimento em julho causou a morte de uma menina de três anos. Usuários de Senador Camará, Padre Miguel e Campo Grande continuam com a distribuição prejudicada.

A Cedae informou que o fornecimento ainda pode demorar para quem não possui cisternas e prorrogou a previsão para que o abastecimento seja totalmente normalizado na região. Inicialmente, a previsão era para a noite de segunda-feira (11), mas foi transferida para esta terça-feira. A companhia ainda pede para que os moradores economizem água.

Também no Rio, trechos Jacarepaguá e Campo Grande, na zona oeste, e Penha, na zona norte, estão sem acesso à energia elétrica. Técnicos da Light, concessionária responsável pela distribuição de energia na Região Metropolitana do Rio, trabalham para restabelecer o fornecimento no serviço. Na Baixada Fluminense, bairros de Nova Iguaçu também foram atingidos pelo problema.

Segundo a Light, o principal motivo são as ligações clandestinas de energia, que ocorrem com maior frequência no calor e causam sobrecarga no sistema elétrico. A concessionária informou que as regiões citadas acima são exatamente as que apresentam historicamente os maiores índices de furto de energia.

BRT Transoeste

Parte da frota de ônibus do BRT Transoeste, na zona oeste do Rio de Janeiro, não circulou no início da manhã desta terça por conta do forte calor que atingiu a cidade na segunda (11), o que provocou superaquecimento no motor de alguns coletivos. De acordo com o Alerta Rio, sistema de meteorologia da prefeitura, a capital teve ontem o dia mais quente da primavera deste ano, de acordo com as medições da rede municipal, com temperatura máxima de 39,2 °C.

São Paulo

A cidade de São Paulo registrou nesta terça a madrugada mais quente do ano, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Na estação de medição do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, foram registrados 24,1 ºC de temperatura mínima, colocando a madrugada como a mais quente desde 31 de outubro de 2012, quando houve marcação de 24,9 ºC. (Com BandNews)