Topo

Facebook não confirma remoção de convites para "rolezinhos"

Do UOL, em São Paulo

16/01/2014 11h56

O Facebook informou nesta quinta-feira (16) que não tem como confirmar se páginas com convites para "rolezinhos" em shoppings de São Paulo foram tiradas do ar. Nesta quarta (15), o presidente da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), Luiz Fernando Veiga, afirmou que a rede social removeu algumas páginas.

Depois de comandar uma reunião com representantes de 55 shoppings da Grande São Paulo na capital paulista, Veiga disse a jornalistas que representantes de centros comerciais relataram casos de remoção de convites no Facebook. “(Os shoppings) conseguiram que as páginas fossem retiradas porque havia ali ameaças concretas de ilegalidade”.

Segundo o dirigente, havia nas páginas mensagens com incentivo ao uso de maconha dentro dos shoppings, além de sugestões de atos como entupir vasos sanitários e interromper as escadas rolantes. Veiga não soube informar que centros comerciais conseguiram a retirada das páginas nem se estes recorreram à Justiça.

Por meio de sua assessoria de comunicação, a rede social frisou que só remove conteúdo que viola sua política. Isso pode acontecer quando há denúncia feita na própria plataforma ou quando há decisões judiciais. Nessas situações, o Facebook diz analisar caso a caso antes de remover uma página.

A assessoria da rede social também lembrou que os próprios criadores das páginas podem tirá-las do ar ou restringir o acesso a elas.

Várias páginas com convites para "rolezinhos" permanecem no ar no Facebook. Há, por exemplo, o convite para um encontro no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, agendado para o próximo sábado (18).

Porém, "rolezinhos" que foram marcados para o mesmo dia no Shopping Center Norte e no Shopping Metrô Tatuapé, na capital paulista, não estão sendo divulgados abertamente no Facebook.

Depois da repressão a encontros de jovens em shoppings de São Paulo, vários eventos desse tipo têm sido marcados no país, inclusive por movimentos sociais. No fim da tarde desta quinta, o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) promete fazer um "rolezão" nos shoppings Jardim Sul e Campo Limpo, na zona sul de São Paulo.