Topo

Suspeito de assalto é amarrado, espancado e desmaia antes da chegada da PM

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

21/02/2014 20h24

Um jovem acusado de assalto a uma padaria, na zona norte de Natal, foi espancado e teve os testículos e o pênis amarrados a um cordão por moradores do bairro Parque do Coqueiro, nesta sexta-feira (21). Depois da sessão de espacancamento o homem  desmaiou. As agressões foram gravadas.

O caso engrossa a lista de justiçamentos, que começaram com a divulgação de uma foto de um jovem acorrentado nu ao poste, no Rio, há 20 dias.

Só na segunda-feira (17) e terça-feira (18) desta semana houve dois casos em Goiânia, um no Piauí e outro em Santa Catarina. "A sociedade civil está ficando progressivamente descontrolada", diz o sociólogo José de Souza Martins, professor aposentado da USP.

Houve, de acordo com ele, uma "ligeira intensificação de ocorrências".

Há atualmente uma média de um linchamento por dia no Brasil, ante quatro por semana anteriormente, afirma Martins.

  • Reprodução

    Jornal britânico Daily Mail publicou reportagem sobre os justiceiros de Teresina; clique na imagem para ler

Ele observa uma inflexão dos casos em direção ao interior do país; havia uma tendência de concentração em São Paulo, no Rio e na Bahia.

Espacamento e desmaio

Em Natal, nesta sexta, o suspeito Wancleir Barbosa Bezerra, 23, o Ícaro, teve os braços amarrados e foi jogado em um terreno enquanto era agredido por uma dezena de moradores com chutes e socos na cabeça e no abdômen.

As agressões duraram cerca de 10 minutos e só cessaram quando a PM (Polícia Militar) deteve o rapaz, que foi levado desmaiado.

Segundo a polícia, Bezerra foi levado para a Delegacia de Plantão da zona norte. Lá a polícia descobriu que tinha um mandado de prisão acusado de homicídio e ele foi levado ao CDP (Centro de Detenção Provisória), no bairro Pirangi.

Menor é amarrado a poste no Rio

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Rio Grande do Norte, Evandro Minchoni, criticou a reação dos moradores. Para ele, a ausência de políticas de segurança eficientes comandandas pelo Estado tem causado reações extremas da população.

“Nesses casos, as pessoas estão usando mais violência que o próprio crime cometido pelo acusado. As pessoas estão justificando a autodefesa para cometer outros crimes que violam a dignidade humana. Se o acusado cometeu crime que ele seja punido dentro da lei”, alegou Minchoni.

Para Minchoni, um crime não deve ser justificado com outro crime, como no caso de Bezerra que “passou de acusado para vítima”.

“Esse tipo de reação ocorria na época medieval quando acusados de crime eram espancados em praça pública e pessoas violavam o direito dele mesmo sem saber se eram realmente criminosos”, disse.