Topo

Novo apagão deixa 23 cidades do Piauí sem energia por quase 24h

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

18/03/2014 09h10

Vinte e três cidades do sul do Piauí ficaram sem energia elétrica por quase 24 horas, entre a tarde de domingo (16) e a tarde desta segunda-feira (17). A luz acabou por volta das 15h e só começou a ser restabelecida após o meio-dia seguinte. Em alguns locais, a energia só voltou às 15h, contam os moradores.

Foram atingidos os municípios de Elizeu Martins, Colônia do Gurguéia, Manoel Emídio, Alvorada do Gurguéia, Curimatá, Morro Cabeça do Tempo, Avelino Lopes, Júlio Borges, Parnaguá, Riacho Frio, Gilbués, Barreiras, Santa Filomena, Monte Alegre, Corrente, Cristalândia, Sebastião Barros, São Gonçalo do Gurguéia, Uruçuí, Antônio Almeida, Porto Alegre, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro.

O apagão trouxe muitos transtornos aos moradores. No Hospital Regional de Correntes, por exemplo, alguns procedimentos tiveram de ser suspensos, e apenas casos clínicos foram atendidos.

Nas cidades, boa parte das lojas e repartições permaneceram fechadas durante a segunda-feira. Comerciantes de várias localidades também tiveram prejuízos com a impossibilidade de manter produtos refrigerados.

Segundo a Eletrobras Distribuição Piauí, a falta de energia elétrica ocorreu por causa de um problema na Subestação de São João do Piauí pertencente a Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco).

A empresa explicou que houve um bloqueio de duas linhas de 230 KV que chegam às regionais elétricas de Elizeu Martins e Picos, o que acarretou o problema.

Outros apagões

Esse foi o segundo apagão no Estado em menos de um mês. No sábado de Carnaval, dia 1º, 13 cidades ficaram às escuras também por várias horas.

A Eletrobras explicou que o apagão ocorreu por conta de um problema na linha de transmissão entre as subestações São João do Piauí e São Raimundo Nonato.

No começo de fevereiro, um apagão afetou cerca de 6 milhões de pessoas em todos os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de uma pequena quantidade de consumidores do Tocantins, na região Norte. O apagão durou cerca de 30 minutos. 

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema), o problema foi causado por dois curtos-circuitos praticamente simultâneos em duas linhas do sistema de transmissão, entre Miracema (TO) e Colinas (TO). Com isso, uma terceira linha ficou sobrecarregada e também caiu.